Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Julho de 2016 às 20:06

Sebrae-RS lança perfil com dados socioeconômicos dos 497 municípios gaúchos

O Sebrae-RS divulgou ontem o Perfil das Cidades Gaúchas, estudo que compila 45 indicadores dos 497 municípios do Estado. Para cada local foi elaborada uma publicação digital exclusiva, com dados, gráficos e comparativos, disponível no site www.sebrae-rs.com.br.
O Sebrae-RS divulgou ontem o Perfil das Cidades Gaúchas, estudo que compila 45 indicadores dos 497 municípios do Estado. Para cada local foi elaborada uma publicação digital exclusiva, com dados, gráficos e comparativos, disponível no site www.sebrae-rs.com.br.
O trabalho agrupa diversos dados socioeconômicos relevantes para o poder público e para as decisões empresariais, e mostra importantes mudanças demográficas e de consumo, que sugerem oportunidades e desafios para o Rio Grande do Sul. "O Sebrae-RS vem atuando fortemente em programas de políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos municípios", ressalta o superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho. "O Perfil das Cidades Gaúchas pode sustentar estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação, e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade", destaca.
O trabalho começou a ser elaborado como piloto em julho do 2015 para as regionais Sul e Campanha e Fronteira-Oeste do Sebrae. As primeiras publicações foram entregues aos municípios dessas regiões, que participam de um programa de desenvolvimento regional e já estão auxiliando na tomada de decisões das lideranças e do poder público. "A partir de uma base de indicadores em comum, decidimos estender o levantamento a todos os 497 municípios do Estado. São informações provenientes de diversas fontes e alguns divulgados publicamente pela primeira vez, como é o caso dos rankings de potencial de consumo e de compras públicas", detalha o gerente de gestão estratégica do Sebrae-RS, André Campos, responsável pelo estudo. Os dados serão atualizados anualmente e acrescidos de novos indicadores, sempre que forem relevantes para a análise completa das cidades.
A partir dessas informações, é possível perceber a força de locais como Porto Alegre e Caxias do Sul, que representam juntos um potencial de consumo de quase R$ 60 bilhões, bem acima dos demais municípios gaúchos. Também se observa a concentração do poder econômico na Região Metropolitana e no Vale dos Sinos, que reúnem seis dos 10 municípios com maior potencial de consumo no Rio Grande do Sul.
O estudo traz ainda um Ranking de Compras Municipais. "As cidades de menor porte têm um potencial maior para adquirir produtos e serviços de micro e pequenas empresas, já que as demandas de grandes municípios normalmente requerem um volume e complexidade impossíveis de serem supridos pelos pequenos negócios", compara a técnica da gerência de gestão estratégica do Sebrae-RS, Andréia Grätsch do Nascimento. O município de Vista Gaúcha, no Noroeste do Estado, por exemplo, é o campeão percentual em compras públicas desse segmento empresarial, com 75,81% adquiridos de micro e pequenas empresas (MPEs) em 2015. Na outra ponta, Porto Alegre alcançou apenas 12,67% de aquisições públicas de MPEs no ano passado, mas o montante ultrapassa a casa dos R$ 370 milhões.
pageitem_12_07_16_21_06_49_pg_9.jpg
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO