Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 10 de Julho de 2016 às 23:55

Entrega de passaportes continua com atrasos

Volume de solicitações aumentou desde o dia 30 de junho na Capital

Volume de solicitações aumentou desde o dia 30 de junho na Capital


FREDY VIEIRA/JC
Contando com uma demanda reprimida de mais de 149 mil passaportes, a Casa da Moeda do Brasil trabalha para atualizar as entregas, previstas para até 45 dias a partir das solicitações junto à Polícia Federal (PF). E o volume cresce a cada 24 horas, quando nove mil novos pedidos de documentos são repassados à empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Em decorrência dos atrasos, a saída para quem não pode esperar este prazo tem sido solicitar o passaporte de emergência, emitido na hora pela própria PF.
Contando com uma demanda reprimida de mais de 149 mil passaportes, a Casa da Moeda do Brasil trabalha para atualizar as entregas, previstas para até 45 dias a partir das solicitações junto à Polícia Federal (PF). E o volume cresce a cada 24 horas, quando nove mil novos pedidos de documentos são repassados à empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Em decorrência dos atrasos, a saída para quem não pode esperar este prazo tem sido solicitar o passaporte de emergência, emitido na hora pela própria PF.
Com viagem para a China agendada para o dia 14 de agosto, o técnico em eletrônica Robson Sirena (25 anos) e o desenvolvedor de softwares Alisson Rodrigues (21, na foto) precisaram se deslocar às pressas da Serra gaúcha para Porto Alegre na última quarta-feira. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/07/08/206x137/1_eco_41474-525227.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'577fffa4c7c8d', 'cd_midia':525227, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/07/08/eco_41474-525227.jpg', 'ds_midia': ' Na sede da Polícia Federal, matéria sobre atrasos nos passaportes que afetam o turismo. Na foto: Alison Rodrigues Teles  ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': ' Na sede da Polícia Federal, matéria sobre atrasos nos passaportes que afetam o turismo. Na foto: Alison Rodrigues Teles  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
A solicitação dos documentos junto à PF ocorreu há mais de 35 dias, mas, até a semana passada, ainda não havia previsão de entrega. Apreensivos, os estudantes de Engenharia Elétrica explicam que desta empreitada depende o futuro da empresa que criaram e que funciona incubada na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A dupla deve participar de um workshop de ideias inovadoras em uma instituição de ensino superior chinesa, onde irá expor o projeto, um sistema de gerenciamento de gasto de água, luz e energia, que acusa para o usuário em tempo real o custo médio com estes serviços a cada mês. "É a oportunidade que temos de mostrar nosso produto e, se tudo der certo, conseguirmos ganhar uma aceleração para a startup, através de patrocínio desta universidade na China", comenta Rodrigues. Sem os passaportes, eles ficariam impossibilitados de solicitar o visto junto ao Consulado Chinês, bem como de providenciar as passagens. "Esperamos que o documento de emergência resolva pelo menos estas duas etapas", diz.
Segundo a assessoria de imprensa da PF, em Porto Alegre, o número de solicitações "aumentou consideravelmente" desde o dia 30 de junho, quando uma peça do equipamento que produz os documentos na Casa da Moeda pifou. O imprevisto ajudou a piorar a previsão de entrega de passaportes, que, no final de abril, já havia sido estendida de cinco dias úteis (prazo normal) para 30 dias corridos, contados a partir do comparecimento dos requerentes aos postos de atendimento da PF. Na ocasião, o que gerou o atraso foi uma redução do volume produzido na Casa da Moeda, devido a uma queda no estoque do papel para confeccionar a capa do documento.
Foi necessário que um técnico vindo da Alemanha (de onde a máquina é importada) desembarcasse no dia seguinte em solo brasileiro para resolver o problema, que prejudicou o sistema de perfuração do documento. Mesmo com nova peça, os testes acusaram um funcionamento fora do padrão, e foi preciso outra substituição do componente na sexta-feira.
O equipamento segue sendo testado, e, para evitar transtornos, desde o dia 1 de julho, estão sendo produzidos passaportes sem a perfuração. O documento emitido nestes moldes tem autorização da PF e ampla divulgação do Ministério de Relações Exteriores aos controles migratórios. "Quem receber o passaporte sem a perfuração não precisa se preocupar, pois, ainda assim, o documento segue válido e contando com outros 20 itens de segurança", afirma a Casa da Moeda.

Demanda por pacotes turísticos segue normal nas agências de viagem, segundo a Abav-RS

O atraso na entrega dos passaportes não chegou a afetar as vendas nas agências de turismo gaúchas, segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS), João Augusto Machado. "Não temos conhecimento de consumidor que tenha perdido ou cancelado a viagem por causa disso - acreditamos que a alternativa do passaporte de emergência tem resolvido." Machado recomenda que as pessoas façam a solicitação do documento o quanto antes. "Alguns países da Europa exigem no mínimo seis meses de validade, então quem tem passaporte com vencimento antes deste período precisa renovar", alerta.
Tão logo veja que pode ter a viagem em risco, o consumidor deve entrar em contato com a Polícia Federal, solicitando uma previsão, ou tentar remarcar o voo, sugere o diretor executivo do Procon-Porto Alegre, Cauê Vieira. Em alguns casos, as empresas podem tentar reter 60% do valor do bilhete (previsto em cláusulas contratuais de promoções), o que é considerado abusivo. Segundo Vieira, quando o consumidor faz o pedido de cancelamento com antecedência, a companhia pode recolocar o bilhete à venda. "Agora, se o aviso ocorrer na véspera, é razoável que se aplique uma multa, que, ainda assim, não deve ultrapassar 20% do valor", explica.