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Mercado Digital

- Publicada em 20 de Julho de 2016 às 22:06

Carteira digital chega ao Brasil

Samsung Pay

Samsung Pay


SAMSUNG/DIVULGAÇÃO/JC
A Samsung saiu na frente do Google e da Apple no Brasil e começou a disponibilizar, nesta semana, a tão esperada tecnologia que permite aos usuários fazer pagamentos em débito e crédito sem usar o cartão. Basta aproximar o smartphone dos tradicionais terminais dos pontos de venda das lojas e pronto. Além da facilidade de não precisar tirar o cartão da carteira, o Samsung Pay, como é chamado o serviço, usa três níveis de segurança. O número do cartão de crédito do usuário não viajará mais pela rede - pelo menos não de uma forma que possa ser identificado - nem ficará armazenado no celular. A cada transação, é criado um token (número exclusivo de 16 dígitos que representa os dados gravados na frente dos cartões de pagamento e que contam com segurança baseada em chip) que passa pela rede de empresas como Visa e Mastercard até chegar na dos bancos. Só então é possível associar o número ao cliente que está fazendo a compra. O gerente sênior de produto da divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini, comenta que a novidade chega já com algumas customizações para atender o mercado brasileiro. Uma delas é a possibilidade de, ao ativar o serviço, o usuário poder colocar o seu CPF. "É o fim daquela cena típica de o cliente precisar falar o seu número no caixa de um supermercado, para todos ouvirem. Basta o vendedor utilizar um leitor de código de barras", relata.
A Samsung saiu na frente do Google e da Apple no Brasil e começou a disponibilizar, nesta semana, a tão esperada tecnologia que permite aos usuários fazer pagamentos em débito e crédito sem usar o cartão. Basta aproximar o smartphone dos tradicionais terminais dos pontos de venda das lojas e pronto. Além da facilidade de não precisar tirar o cartão da carteira, o Samsung Pay, como é chamado o serviço, usa três níveis de segurança. O número do cartão de crédito do usuário não viajará mais pela rede - pelo menos não de uma forma que possa ser identificado - nem ficará armazenado no celular. A cada transação, é criado um token (número exclusivo de 16 dígitos que representa os dados gravados na frente dos cartões de pagamento e que contam com segurança baseada em chip) que passa pela rede de empresas como Visa e Mastercard até chegar na dos bancos. Só então é possível associar o número ao cliente que está fazendo a compra. O gerente sênior de produto da divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini, comenta que a novidade chega já com algumas customizações para atender o mercado brasileiro. Uma delas é a possibilidade de, ao ativar o serviço, o usuário poder colocar o seu CPF. "É o fim daquela cena típica de o cliente precisar falar o seu número no caixa de um supermercado, para todos ouvirem. Basta o vendedor utilizar um leitor de código de barras", relata.
Quem pode usar?
O Samsung Pay está disponível para alguns modelos de smartphones da marca, como Galaxy S7, Galaxy S7 edge e Galaxy Note 5. Os bancos já em operação são o Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Porto Seguro e Santander - o cliente precisa se informar para saber se o seu tipo de cartão pode ser ativado, pois a liberação vai depender das estratégias de cada instituição.
Tecnologia
O Brasil é o primeiro mercado na América do Sul a disponibilizar o Samsung Pay. O serviço de pagamento móvel já está disponível na Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Singapura, Austrália e Porto Rico. A ideia da empresa é ir aumentando o leque de serviços. Em alguns países, um programa de fidelidade já foi incorporado.
Pokemon Go
Inovador, curioso e arriscado. O Pokemon Go, game em que os jogadores precisam capturar personagens virtuais em lugares reais, é o assunto do momento. Para o bem e para o mal. O uso de realidade aumentada representa uma ruptura tecnológica em games - e, segundo especialistas, vai puxar a fila de outros lançamentos que virão depois de todo esse sucesso. Mas não dá para desconsiderar os riscos. A fissura das pessoas em manter os olhos na tela enquanto caçam os personagens pelas ruas já causou acidentes e até tornou os jogadores em alvo fácil para assaltos. Sem falar nos transtornos e invasões das propriedades que estão previstas como cenários dos jogos. O buzz deve estar valendo a pena. As ações da Nintendo já subiram 120% desde o início de julho.
Case de sucesso
As iniciativas de Porto Alegre para a criação de um ambiente de inovação serão apresentadas durante o Smart City Expo Word Congress, que acontece de 15 a 17 de novembro em Barcelona, na Espanha. O case foi inscrito pelo Inovapoa.
 
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