Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 28 de Julho de 2016 às 18:55

Um risoto passo a passo

Risoto de erva-doce com chips de Parma

Risoto de erva-doce com chips de Parma


THAIS PENTEADO/DIVULGAÇÃO/JC
Não há novidade no título, esta seção sempre apresenta receitas claramente detalhadas em sua preparação. Com a deste risoto não é diferente, mas há uma facilidade adicional: fotos do passo a passo da execução, que serão enviadas a quem solicitar ao e-mail do colunista. Se alguém ainda não sabia fazer risoto, desta vez ficará sabendo.
Não há novidade no título, esta seção sempre apresenta receitas claramente detalhadas em sua preparação. Com a deste risoto não é diferente, mas há uma facilidade adicional: fotos do passo a passo da execução, que serão enviadas a quem solicitar ao e-mail do colunista. Se alguém ainda não sabia fazer risoto, desta vez ficará sabendo.
Risoto de erva-doce com chips de Parma
Por Denise Aranha, para Arroz Tio João
Ingredientes (duas porções):
  • 1 xícara de arroz Carnaroli
  • 1 bulbo de erva-doce
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 limão siciliano (somente o suco)
  • 100ml de vinho branco
  • 800ml de caldo de legumes
  • 50g de Parmesão ralado
  • salsa picada
  • folhinhas da erva doce para finalizar
  • 100g de presunto de Parma em lâminas
Modo de preparar:
  1. Com o auxílio de uma faca ou tesoura, cortar em círculos as fatias do presunto de Parma e colocá-los, lado a lado, em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  2. Levar ao forno, antes aquecido a 180 graus, e assar até ficarem durinhos e crocantes. Reservar.
  3. Fatiar finamente o bulbo de erva-doce, limpo e seco, em pedaços bem fininhos. Reservar.
  4. Derreta uma colher de manteiga em uma panela funda. Refogar cebola picada e erva-doce até murcharem bem. Acrescentar arroz, refogar mais um pouco.
  5. Adicionar vinho, duas conchas de caldo de legumes fervente e mexer delicadamente com espátula, sem parar. Quando estiver secando, colocar mais caldo e repetir a operação até que o arroz fique al dente.
  6. Acrescentar suco de limão siciliano, a colherada restante de manteiga e misturar muito bem. Desligar o fogo.
  7. Finalizar com Parmesão ralado, salsa picada, mexer bem, tampar a panela e deixar descansando por um minuto.
  8. Distribuir o risoto em dois pratos fundos, decorar com chips de Parma, raminhos de folhas de erva-doce e servir imediatamente.

A culinária da Serra peruana

Sobremesa da Semana Mucho Gusto

Sobremesa da Semana Mucho Gusto


MAJU RESTOBAR/DIVULGAÇÃO/JC
A Semana Mucho Gusto é uma interessante criação do Muju Restobar. A cada mês uma região do Peru é apresentada, na forma de um jantar completo, com entrada, principal e sobremesa extraídos do menu do restaurante, com preço promocional. Na próxima terça (dia 2), na quarta e na quinta-feira, a Serra peruana será a atração: sopa andina (típica do altiplano), com coentro, batatinhas, quinoa e frango; pachamanca de cordero, ervas andinas, legumes e cordeiro cozido lentamente. Como sobremesa, os dois alfajores que estão na foto: um de gema, geleia de jabuticaba e manjar de Cajamarca, outro de quinoa, manjar de lúcuma e maicillos. Preço por pessoa: R$ 95,00.
Os sócios Natália Rosito e Marco Espinoza, ele também o chef, recebem os clientes a partir de 18h, já com a cozinha operante. O menu habitual do Muju está disponível diariamente, das 18h à 0h; aos sábados, domingos e feriados, também das 12h às 16h. Rua Coronel Bordini, 684, tels. (51) 3328-0348 e (51) 8594-1279.

adega

  • É nos Campos de Cima da Serra, em altitude superior a 1 mil metros, que Raul Anselmo Randon cultiva seus vinhedos. A uva Sauvignon Blanc, perfeitamente adaptada à região, converteu-se em um varietal da RAR Collezione 2016. Será lançado em 23 de agosto, na Expoagas 2016.
  • A linha Elementos da Dunamis está com novos rótulos: trata-se do Tom, um rosé seco que combina viníferas Merlot e Cabernet, cultivadas em Dom Pedrito, região da Campanha Gaúcha.
  • Agosto Del Vino é o festival programado por hotéis e restaurantes da Praia do Rosa, entre 5 e 14 de agosto. Degustações, workshops, almoços e jantares harmonizados reunirão chefs, enólogos e sommeliers. Uma das presenças mais festejadas será a do francês François Hautekeur, enólogo da Moët Hennessy Louis Vuitton. Informações: www.praiadorosa.imb.br.
  • A Larentis, localizada no Vale dos Vinhedos, promove Um dia de poda, neste sábado e no próximo, dia 6 de agosto, a partir de 14h30min. Começa com breve palestra do enólogo, depois os visitantes usam a tesoura de poda e finalizam com visitação e degustação de vinhos e espumantes. Custo: R$ 40,00 por pessoa. Reservas: (54) 3453-6469 ou [email protected].