Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Julho de 2016 às 18:43

Novo horizonte


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Quando um amigo se vai, quando um profissional dedicado e competente nos deixa, quando o jornalismo perde uma parte do topo da pirâmide, a tristeza se aninha em quem o conheceu e de sua amizade privou. Sinal que esta pessoa, o grande Danilo Ucha, disse a que veio na sua longa e profícua existência. O sol se pôs de vez para este valente guerreiro do jornalismo. Que tenha o merecido repouso.
Quando um amigo se vai, quando um profissional dedicado e competente nos deixa, quando o jornalismo perde uma parte do topo da pirâmide, a tristeza se aninha em quem o conheceu e de sua amizade privou. Sinal que esta pessoa, o grande Danilo Ucha, disse a que veio na sua longa e profícua existência. O sol se pôs de vez para este valente guerreiro do jornalismo. Que tenha o merecido repouso.

Jornalismo primeiro

Muito se está lembrando as qualidades de Danilo Ucha como jornalista, que atuou nas mais diversas editorias - economia, política, cultura. Mas ele também era um quadro político, filiado ao PDT. Foi inclusive convidado a ser secretário de Estado no governo Alceu Collares (PDT, 1991-1994), mas optou pelo jornalismo.

Perigo no estacionamento

A tentativa de estupro de uma médica no estacionamento de um hospital de Porto Alegre chama a atenção para o perigo que as pessoas correm, principalmente as mulheres, em qualquer estacionamento da cidade. Dificilmente seguranças percorrem estes espaços, e de noite, então, o risco dobra. Há muitos pontos para malfeitor se esconder.

Teto baixo

O TSE fixou em R$ 5,8 milhões no primeiro turno o teto dos gastos para os candidatos a prefeito de Porto Alegre, e R$ 1,7 milhão no segundo, já de acordo com a nova legislação eleitoral. Parece muito para uma campanha vistosa, mas na prática não é. E com os tempos bicudos que correm, conseguir esse dinheiro com a dureza da nova lei vai ser um parto.

Terra à vista I

Quando, em 2010, a Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu um parecer contrário à venda de terras brasileiras para estrangeiros, alguns investimentos em dólar previstos para o Brasil foram congelados. Agora, o tema volta à pauta, sob a batuta do advogado-geral da União, o gaúcho Fábio Medina Osório. Ontem, na Federasul, Medina Osório desconversou quando provocado. Disse apenas que a questão "está sob análise para novo parecer".

Terra à vista II

O assunto interessa particularmente ao Rio Grande do Sul, que quer formar um cluster celulósico no Estado. A chilena CMPC Celulose Riogradense, por exemplo, já sinalizou que pode implantar uma nova fábrica em solo gaúcho, caso consiga comprar terras para florestamento. O governador José Ivo Sartori (PMDB) faz pressão em Brasília para que a lei mude.

Suspensão de exames

Mais de 7 mil exames do Detran-RS foram suspensos desde o início da greve dos servidores, em 11 de julho. Dos 2,5 mil exames diários que costumam ser feitos, mil são cancelados. Prova teórica foi totalmente suspenda na Capital. Agendamentos só depois da greve.

Gestão pessoal

Em Gestão Pessoal para Produtividade, um time de especialistas em diversas áreas converge seu conhecimento para uma pauta inadiável: administrar com equilíbrio a vida pessoal e a vida profissional. O livro será lançado hoje, às 18h, no Espaço Vidal (Mata Bacelar, 52).

Horário comercial

Vai longe o tempo em que os amigos do alheio esperavam a noite cair para praticar seus delitos. Assalto em Porto Alegre, hoje, se dá no horário comercial. A tradicional Tabacaria Capri, na Rua da República, foi outro alvo da violência que se alastra na Cidade Baixa. Em plena tarde de terça-feira, o estabelecimento foi assaltado a mão armada.

Top 100

A Pucrs é uma das 17 universidades brasileiras que figuram no Top 100 do QS University Rankings Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que avalia 250 instituições de Ensino Superior de países emergentes. É a segunda colocada entre todas as universidades do RS e a terceira entre as privadas do Brasil. No ranking geral, figura na 97ª colocação.

Ficção parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu que vai descontar do salário dos parlamentares que não comparecerem em agosto. Em primeiro lugar, deputados não recebem salários, recebem subsídios. É erro comum até na própria Casa. Segundo, está por nascer desconto no vencimento e corte de ponto de funcionalismo público grevista. É ficção, mera figura de retórica.

Finais

  • ENCONTRO Brasil de Ideias do dia 26, às 12h, no Pool Bar do Sheratron terá a presença do ministro Osmar Terra (PMDB), do Desenvolvimento Social.
  • PORTAL oficial Turismo da Espanha criou o app Minha Espanha para smartphones.
  • CORREÇÃO: o endereço correto do app de tele-entregas é PedidosJá, e não como saiu.