Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Julho de 2016 às 18:01

A sorte do Sucatinha...

Sucatinha será aberto para visitação em Foz do Iguaçu

Sucatinha será aberto para visitação em Foz do Iguaçu


fotos NILTON ROLIN/ITAIPU BINACIONAL/DIVULGAÇÃO/JC
Até o final do ano, o Boeing 737-200 da FAB, conhecido como Sucatinha, que serviu a sete presidentes da República durante 34 anos, será aberto à visitação pública, em Foz do Iguaçu (PR). O avião será totalmente restaurado pela Helisul (táxi-aéreo e manutenção de aviões e helicópteros). Ficará no Parque das Aves da cidade, em frente à empresa. Tudo a ver.
Até o final do ano, o Boeing 737-200 da FAB, conhecido como Sucatinha, que serviu a sete presidentes da República durante 34 anos, será aberto à visitação pública, em Foz do Iguaçu (PR). O avião será totalmente restaurado pela Helisul (táxi-aéreo e manutenção de aviões e helicópteros). Ficará no Parque das Aves da cidade, em frente à empresa. Tudo a ver.

...o e azar do Sucatão

O Sucatinha teve melhor sorte que seu irmão maior, o Sucatão, o quadrijato Boeing 707-320c, que foi desmanchado. Seus restos imortais de alumínio foram vendidos e hoje sabe-se lá o que são: panelas, quem sabe, ou alguma esquadria. Final triste para aquele que, desde 1958, foi o rei dos ares da aviação comercial do mundo.

Os velhos...

Dos nove pré-candidatos que já foram lançados à prefeitura de Porto Alegre - e podem vir mais por aí -, seis já concorreram em eleições anteriores ao Paço Municipal: Raul Pont (PT), Luciana Genro (P-Sol), Vieira da Cunha (PDT), Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Wambert di Lorenzo (Pros). Sebastião Melo (PMDB) também participou da disputa, mas como candidato a vice. Os outros três que estão no páreo são Maurício Dziedricki (PTB), Rodrigo Maroni (PR) e Fábio Ostermann (PSL).

...e os novos

Há a expectativa de que a deterioração dos partidos tradicionais - inclui a esquerda - leve o eleitor a buscar alternativas em siglas novas. Entre as novidades, está o advogado e fundador do Movimento Brasil Livre (MBL) Fábio Ostermann, com seu Partido Social Liberal (PSL). O partido prega o enxugamento da máquina pública para ter maior eficiência. O PSL diz que governo não pode ser "babá de adulto."

A tortura

O grande problema dos envolvidos em propinas e corrupção é que eles não podem ter os famosos sinais exteriores de riqueza. Se o fizerem, ficam na linha de tiro até da vizinhança do prédio ou casa. Deve ser uma tortura ter milhões mal havidos e dirigir um carro 1.0.

Reações

A reação à condenação do jogador de futebol Lionel Messi e seu pai Jorge por fraude fiscal de € 4,1 milhões foi da esperada - "lá fora", não se livra a cara de ninguém - à complacência e até solidariedade. Quando é dívida com o Leão, seja de qual país for, não é pecado. A história está cheia de reações assim, inclusive a nossa.

Fim do impresso

A Secretaria da Administração de Porto Alegre dá mais uma tesourada nos gastos. Não é nada, não é nada, é uma economia de meio milhão de reais/ano, calcula o secretário Paulo Guimarães (PTB). A partir deste mês, os contracheques dos servidores estarão disponíveis somente pelo portal RH 24 Horas e pelo aplicativo RH 24 Horas Mobile. Vale para todos, inclusive aposentados e pensionistas.

Luz na estrada

A partir de amanhã, quem não ligar o farol baixo nas rodovias passará a ser multado pelas respectivas polícias rodoviárias. Recorde-se que o Rio Grande do Sul foi pioneiro no uso através de lei do então deputado estadual Onyx Lorenzoni (na época, do PFL). Também foi objeto de muita controvérsia, mas o pessoal se acostumou. Durou pouco tempo, porque a iniciativa teria que ser federal e não estadual. Não vale luz de posição nem farol de neblina.

Sugestão de leitor

Pedestres que atravessam a rua na esquina da avenida Borges de Medeiros com a Fernando Machado, no Centro Histórico, correm sério risco. Há registro de atropelamentos no local, porque os carros que dobram à esquerda, vindos da Fernando Machado em direção a Borges, o fazem na diagonal e há grande espaço sem proteção. Ele sugere à prefeitura que faça uma extensão do canteiro central até a faixa de segurança.

Miúdas

  • MESMO cabos eleitorais veteranos e políticos calejados não arriscam prognósticos nas eleições municipais.
  • COMPORTAMENTO do eleitor ainda é uma incógnita. Inclusive em relação ao voto nulo.
  • PRESIDENTE afastada Dilma Rousseff (PT) insiste em dizer que o presidente interino Michel Temer (PMDB) não tem voto. Se ele não tem, Dilma também não teve.

Finais

  • MOSTRA de ambientes decorados/serviços para eventos Festas 2016 começa amanhã na Casa NTX. Para visitantes, desconto no Hotel Radisson Porto Alegre.
  • PALESTRA de Gilberto Koenig sobre Cobrança de Crédito de Condomínios e o Novo CPC será dia 12/19h/ESPM.
  • CREMERS promove amanhã, das 9h-17h, o I Fórum sobre Tuberculose.