Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 12 de julho de 2016. Atualizado �s 21h00.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

artes visuais

Not�cia da edi��o impressa de 13/07/2016. Alterada em 12/07 �s 16h31min

Espa�o concorrido: Margs recebe tr�s novas mostras gratuitas

Trabalho de Maria
Di Gesu em uma das tr�s novas exposi��es do Margs

Margs recebe tr�s novas exposi��es - aqui, tela de Maria Di Gesu


MARIA DI GESU /REPRODU��O/JC
A agenda de artes visuais está intensa nesta semana. Somente o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), localizado na Praça da Alfândega, abriga três novas mostras, sempre com visitação gratuita. Todas permanecem na instituição até 21 de agosto.
Abre amanhã, às 18h30min, a exposição Do Ateliê ao museu, com trabalhos de Fernanda Martins Costa. Com objetivo de exibir um apanhado de obras representativas dos seus cerca de 20 anos de pintura e desenho, Fernanda propõe algo inusitado: a ocupação de parte do espaço expositivo com o ambiente de seu ateliê.
Conforme destaca o curador da mostra, José Francisco Alves, Fernanda projeta para dentro do museu o seu próprio ateliê, com o deslocamento/ocupação de parte de sua ambientação de trabalho para as salas do Margs.
Em algumas paredes, a própria estrutura expositiva da instituição se transforma em suporte direto para obras. Ao todo, serão cerca de 40 peças, a maioria pintura e desenho, mas alguns trabalhos serão executados no próprio espaço de exposição, nos dias anteriores à inauguração da mostra.
Também em cartaz no Margs, em parceria com o Goethe Institut, a mostra Um olhar de Berlim sobre a arte impressa em Porto Alegre (1960 a 2015) exibe o resultado da residência feita pelo curador alemão Rolf Külz-Mackenzie na Capital gaúcha. No período de cinco semanas, Külz-Mackenzie selecionou obras no acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Ufrgs, com foco em arte impressa.
A mostra inclui trabalhos de mais de 70 artistas, alguns deles reconhecidos nacional e internacionalmente, como Carlos Scliar, Francisco Stockinger, Glauco Rodrigues, Helena Kanaan, Karin Lambrecht, Regina Silveira, Rose Lutzenberger e Vera Chaves Barcellos.
"A exposição faz um corte representativo nos trabalhos dos últimos 55 anos: são obras com diferentes técnicas de impressão, gêneros, estilos e formas de confecção e de representação, além de diversos conteúdos. Surpresas - isso é o que quero produzir com minha apresentação", comenta o curador.
E tem mais: o Margs apresenta mais uma exposição de Maria Di Gesu, agora em comemoração aos 88 anos da artista. São 54 trabalhos em pintura, xilogravura e esculturas em terracota e gesso platinado que representam a obra de Maria em sua pluralidade. Os trabalhos ocupam a Galeria João Fahrion do museu.
Natural de Morano Calabro, na Itália, quando iniciou a pintar desde jovem, Maria Di Gesu mudou-se ainda muito cedo para o Brasil, escolhendo a linha primitiva para a produção de sua arte. Isto se revela, sobretudo, na pintura e na linguagem de xilogravuras. A curadora é de Paulo Amaral, diretor do museu.
Por fim, uma das exposições mais concorridas das últimas semanas continua no museu até 21 de agosto. A modernidade impressa - artistas ilustradores da Livravia do Globo abre espaço para obras e imagens dos principais artistas ilustradores atuantes na livraria ao longo da primeira metade do século XX, como João Fahrion, Edgar Koetz, Vitório Gheno e Ernst Zeuner, entre outros. A iniciativa é da jornalista e historiadora da arte Paula Ramos.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia