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Mobilidade

- Publicada em 08 de Julho de 2016 às 15:18

Capital aprova projeto para a instalação de bike racks nos ônibus

 Ônibus de Los Angeles transportando bicicletas  Foto Câmara de Vereadores PA  Divulgação

Ônibus de Los Angeles transportando bicicletas Foto Câmara de Vereadores PA Divulgação


CÂMAEA DOS VEREADORES PA /DIVULGAÇÃO/JC
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Fernanda Melchionna (P-SOL) e do ex-vereador Pedro Ruas (P-SOL) que obriga a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus do município. Também foi aprovada a emenda 1, que inclui "regulamentação, respeitando normas de segurança e mobilidade urbana".
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Fernanda Melchionna (P-SOL) e do ex-vereador Pedro Ruas (P-SOL) que obriga a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus do município. Também foi aprovada a emenda 1, que inclui "regulamentação, respeitando normas de segurança e mobilidade urbana".
Para Fernanda, o projeto tem o objetivo de promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte. "Faz-se necessária a compreensão do sistema de transporte público como um conjunto de modalidades, seja de transporte de massa, como ônibus e metrô; seja individual, como motocicletas, automóveis e a bicicleta", diz.
O bike rack, que deverá ser instalado na parte dianteira dos coletivos, funciona de maneira semelhante aos suportes usados em carros e permite que cada ônibus possa carregar até três bicicletas. O mecanismo para destravar o suporte para colocação e retirada da bike é acionado pelo motorista do ônibus. Conforme o projeto, a SPTrans, empresa de transporte coletivo de São Paulo, que já tem experiência na instalação de bike racks, estima que a operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de um minuto.
De acordo com a vereadora, é preciso que o Poder Público tenha iniciativa e se adiante à demanda crescente da popularização da bicicleta. "Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos bike racks nos ônibus favoreceria esse propósito. Cidades como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos, contam com ônibus urbanos adaptados para o transporte de bicicletas. Seria de suma importância que Porto Alegre fizesse parte desse movimento mundial em defesa do meio ambiente."

Em São Paulo regra entra em vigor em novembro

Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes autorizou o transporte de bicicletas nos ônibus em maio para entrar em vigor em 180 dias. O embarque de bicicletas será permitido apenas em ônibus superarticulados de 23 metros de extensão, pelas portas traseira ou central.
A frota paulista em operação conta, atualmente, com 830 veículos deste modelo. Nos dias úteis, será possível levar a bike nos ônibus das 10h01min às 15h59min e entre 19h01min às 5h59min. Aos sábados, a partir das 14h. Nos domingos e feriados a liberação vale para qualquer horário. O pagamento da tarifa será feito após o passageiro fixar e travar a bicicleta, e não será permitido transportar mais de uma bike por ônibus.