Remodeladas, as motos chegam ao mercado brasileiro com preços respectivos de R$ 58.500,00 e R$ 70.500,00. A fabricante inglesa também passa a comercializar a nova Speed Triple R, que custa R$ 59.500,00.
As aventureiras XR e XCx usam o mesmo motor de três cilindros, com 1.215 cm3, capaz de desenvolver 139 cv de potência a 9.300 rpm e 123 Nm de torque a 6.200 giros. Para melhor aproveitamento dessa força, as Tiger Explorer adotam embreagem hidráulica, com discos múltiplos e auxílio de torque.
Ambas contam com um câmbio especialmente desenvolvido para facilitar as viagens, com uma relação alongada de marchas, que promove uma economia de combustível de 5% em relação à geração anterior. A transmissão final é feita por eixos.
A Tiger Explorer XR possui suspensão ajustável, recurso que, na versão XCx, se torna mais sofisticado com uma tecnologia que controla ativamente as configurações de amortecimento. Esse sistema proporciona maior controle e conforto em qualquer superfície.
O piloto ainda pode selecionar entre dois diferentes modos de condução Tiger Explorer XR ("road", estrada; e "rain", chuva) e três na XCx ("road", estrada; "rain", chuva; e off road). Cada um altera o gerenciamento do motor, a atuação dos freios ABS e do controle de tração e, no caso da versão XCx, os parâmetros de amortecimento.
Roadster de alto desempenho, a nova Triumph Speed Triple R, por sua vez, vem equipada com um propulsor tricilíndrico de 1.050 cm3, 140 cv de potência e 112 Nm de torque. Essa motorização sofreu uma série de evoluções que, juntas, elevaram seu rendimento e diminuíram em até 10% o consumo de combustível.
A motocicleta também permite definir o modo de condução, no seu caso, entre cinco opções: "road" (estrada), "rain" (chuva), "sport" (esporte), "track" (pista) e a "rider configurable" (piloto configurável), que possibilita ao usuário obter o melhor desempenho conforme as condições da estrada.