Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 29 de Junho de 2016 às 16:28

Juiz federal Sérgio Moro aceita nova denúncia contra o ex-ministro José Dirceu

O juiz federal Sérgio Moro aceitou, ontem, a denúncia contra o ex-ministro José Dirceu (PT) e outras seis pessoas, suspeitas de terem pago e recebido propina em um contrato da Petrobras.
O juiz federal Sérgio Moro aceitou, ontem, a denúncia contra o ex-ministro José Dirceu (PT) e outras seis pessoas, suspeitas de terem pago e recebido propina em um contrato da Petrobras.
Com isso, Dirceu, seu irmão Luiz Eduardo, o ex-diretor da estatal Renato Duque e quatro empresários se tornam réus sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. Esta é a segunda ação contra o ex-ministro na Lava Jato. Já condenado no mensalão, Dirceu está preso preventivamente desde agosto do ano passado em Curitiba.
Ele é acusado de ser o líder do grupo político que dava sustentação a Duque na Petrobras.
Nesta ação, fruto da 30ª fase da Operação Lava Jato, Dirceu e Duque são acusados de receber R$ 7,14 milhões em propina entre 2009 e 2012 - quase 3% do valor do contrato que a Apolo Tubulars firmou com a Petrobras em 2009, para o fornecimento de tubos.
O dinheiro, segundo a denúncia, ajudou a pagar o fretamento de aviões usados pelo ex-ministro para percorrer o País, em eventos de protesto contra sua condenação no mensalão, realizados entre 2010 e 2011.
O intermediário do pagamento foi o lobista e empresário Júlio Camargo, que fez acordo de delação premiada com a Procuradoria e não foi denunciado nesta ação.
Dois empresários, também réus, são acusados de operar uma empresa de fachada, a Credencial Construtora, para também intermediar as transferências da propina a Dirceu.
Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro, fez pedidos em nome do irmão em relação aos pagamentos, de acordo com o Ministério Público Federal, e por isso virou réu. A denúncia foi apresentada na terça-feira à Justiça.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO