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Política

- Publicada em 19 de Junho de 2016 às 17:33

Vereador quer faixa exclusiva para tráfego de ônibus e lotações na avenida Ipiranga

Marcelo Sgarbossa é o autor da proposta que será avaliada na Casa

Marcelo Sgarbossa é o autor da proposta que será avaliada na Casa


ANTONIO PAZ/JC
A proposta que indica à prefeitura a criação de uma faixa exclusiva para tráfego de ônibus e lotações na avenida Ipiranga está prevista para ser votada hoje pelos vereadores na Câmara de Porto Alegre. A indicação é de autoria de Marcelo Sgarbossa (PT). O texto sugere que a faixa seja implementada no trecho da Ipiranga que começa na avenida Borges de Medeiros e segue até a avenida Antônio de Carvalho, pouco antes do início da avenida Bento Gonçalves, em ambos os sentidos. O intervalo abrange pontos como o campus saúde da Ufrgs e da Pucrs.
A proposta que indica à prefeitura a criação de uma faixa exclusiva para tráfego de ônibus e lotações na avenida Ipiranga está prevista para ser votada hoje pelos vereadores na Câmara de Porto Alegre. A indicação é de autoria de Marcelo Sgarbossa (PT). O texto sugere que a faixa seja implementada no trecho da Ipiranga que começa na avenida Borges de Medeiros e segue até a avenida Antônio de Carvalho, pouco antes do início da avenida Bento Gonçalves, em ambos os sentidos. O intervalo abrange pontos como o campus saúde da Ufrgs e da Pucrs.
Segundo levantamento apresentado pelo parlamentar, a região apresenta um fluxo de mais de 30 ônibus por hora. A implementação do corredor de ônibus seria uma forma de garantir o melhor cumprimento das tabelas horárias das linhas, diminuindo o tempo de espera dos usuários nas paradas. Para Sgarbossa, as mudanças estimulam o uso de coletivos na Capital. "Desta forma, mais pessoas serão incentivadas a utilizar o transporte público, o que poderá também reduzir o número de veículos particulares trafegando pela via", explica.
Em 2013, o vereador já havia entrado com um pedido de providência para que a prefeitura instalasse faixas exclusivas de ônibus. Após a solicitação, foi inaugurado o corredor na zona Sul da Capital, no eixo das avenidas Cavalhada, Teresópolis e Nonoai, e iniciado o projeto na avenida Assis Brasil.
A proposta da Ipiranga, no entanto, esbarra na falta de recursos da prefeitura. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o órgão já realizou estudos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), sobre a possibilidade de implantação do corredor de ônibus na via. A medida teria uma extensão de 9,4 km e envolveria a retirada de mais de 20 árvores existentes, que são inclinadas para dentro da avenida. Para Cappellari, antes de realizar o corredor na Ipiranga, deve ser feita uma discussão sobre o que fazer com as árvores. "Mudamos a nossa prioridade para a implementação do corredor na avenida Assis Brasil, onde o projeto já está quase finalizado", afirmou.
Cappellari explica que a EPTC trabalha com dois modelos para trechos exclusivos de transporte coletivo. Uma construção seria o corredor tradicional, no centro da faixa, como ocorre na avenida Bento Gonçalves. Outra possibilidade, mais indicada para a Ipiranga, seria a implantação pela faixa da direita, rente ao meio-fio da rua.
Sgarbossa critica que o posicionamento do órgão tenha acontecido poucos dias antes da votação, sem que o estudo feito pela EPTC tenha sido mostrado e discutido com a população. Sobre o corte de árvores, o vereador afirma que outras medidas poderiam ser tomadas, como o transporte ou replantio. "Além disso, cortar árvores não tem sido o problema da prefeitura", ironizou o parlamentar. Em 2013, a retirada de plantações em frente à Usina do Gasômetro gerou protestos na cidade.
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