A partir do dia 14 de julho, 1,2 mil contêineres instalados em 2011 e localizados na região central de Porto Alegre serão substituídos. Esta é a data que começa a valer o contrato com a empresa RN Freitas, vencedora da licitação do primeiro módulo da coleta automatizada, com validade de cinco anos. Quem chega à Capital pela Avenida da Legalidade e da Democracia já pode ver as fileiras de contêineres que estão sendo estocados no Cais do Porto. A montagem dos equipamentos, que já ocupam 900 metros, foi iniciada em 29 de janeiro. Os contêineres são italianos e chegam ao País pelo porto de Itajaí, em Santa Catarina. O último lote será desembarcado no Cais do Porto amanhã.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Gustavo Fontana, ressalta que a novidade deste atual contrato é o processo de lavagem dos equipamentos. "Está previsto, contratualmente, que cada um destes 1,2 mil novos contêineres deve ser lavado, pelo menos, uma vez por semana, o que ocorre também com o segundo módulo da coleta automatizada, cuja instalação foi finalizada em março deste ano. O atual contrato prevê uma lavagem a cada 15 dias, o que verificamos ser pouco, já que os resíduos orgânicos e rejeitos causam mau cheiro", explica.
A troca dos contêineres da primeira fase de operação abrangerá parte dos bairros Floresta, Moinhos de Vento, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, Azenha, Menino Deus e Praia de Belas e a totalidade dos bairros Independência, Bom Fim, Farroupilha, Centro e Cidade Baixa. Atualmente, a coleta automatizada atende a 19 bairros da Capital e conta com 2,4 mil contêineres. Nestas regiões, a coleta seletiva ocorre três vezes por semana. No restante da cidade, duas vezes por semana, em 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões.