Leonardo Pujol

Evento em São Paulo reuniu as opções para quem quer entrar e quem quer expandir os negócios pelo sistema de franchising

Feira de franquias da ABF oferece modelo de "glass truck" e venda de perfume a granel

Leonardo Pujol

Evento em São Paulo reuniu as opções para quem quer entrar e quem quer expandir os negócios pelo sistema de franchising

O conceito de venda itinerante decolou faz tempo no Rio Grande do Sul, principalmente após a chegada dos food trucks. Agora, o Estado ganhará uma variação desse mercado: o "glass truck". Trata-se de um caminhão personalizado para a venda de óculos de grau e solares da marca Mercadão dos Óculos, de São José do Rio Preto, São Paulo. A inovação, que deve chegar até dezembro ao município de Lajeado, no Vale do Taquari, foi apresentada durante a 25ª feira de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a ABF Franchising Expo.
O conceito de venda itinerante decolou faz tempo no Rio Grande do Sul, principalmente após a chegada dos food trucks. Agora, o Estado ganhará uma variação desse mercado: o "glass truck". Trata-se de um caminhão personalizado para a venda de óculos de grau e solares da marca Mercadão dos Óculos, de São José do Rio Preto, São Paulo. A inovação, que deve chegar até dezembro ao município de Lajeado, no Vale do Taquari, foi apresentada durante a 25ª feira de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a ABF Franchising Expo.
Por trás do glass truck no Estado está o empreendedor Vilson Brauwers, 24 anos, franqueado com duas lojas da Mercadão. "A ideia era abrir a terceira unidade no ano que vem, mas decidimos antecipar por conta desse novo modelo", afirma ele, que tem lojas em Lajeado e em Venâncio Aires.
Gustavo de Freitas, diretor de expansão da marca (à esq., na foto acima, ao lado de Vilson), explica que a novidade é negociada no formato de microfranquia. O modelo custa a partir de R$ 79 mil, com retorno do investimento de 12 a 18 meses e faturamento mensal de aproximadamente 25 mil. "Hoje, não dá para abrir uma ótica em qualquer lugar. Então, essa foi a fórmula que encontramos para aproximar nossos franqueados aos consumidores."
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O glass truck foi apenas uma das novidades da edição 2016 da feira da ABF - que recebeu, na semana passada, 65,5 mil visitantes nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Segundo a entidade, a movimentação reforça a resiliência e a maturidade do franchising frente à crise. "O setor continua a desenvolver negócios de uma forma estruturada, o que atraiu muitos empreendedores novos e tradicionais", comenta a presidente da ABF, Cristina Franco. "Creio que na feira deste ano cumprimos mais uma vez esta missão."
Feria recebeu mais de 65 mil pessoas
Ao todo, a ABF Franchising Expo reuniu 400 marcas expositoras, tanto do Brasil quanto do exterior. Seis eram gaúchas: 4all, Arezzo, Café Barbera Since 1870, Enzo Milano, Golfran e Tea Shop. "A feira superou as nossas expectativas. Tivemos muita adesão dos visitantes", diz Ricardo Galho, cofundador da 4all, startup que estava na feira para oferecer soluções tecnológicas a investidores.
A Golfran, de Caxias do Sul, além de representar o Estado, foi uma das 63 marcas estreantes na feira. O diferencial da empresa está no modelo de negócio e no produto que oferece, apelidado de "shopping encadernado". "Nossa franquia é de venda direta por catálogo, sem precisar que os consultores agremiados pelo franqueado necessitem de ponto comercial e de estoque", diz Sandro Labbati, gerente comercial da empresa. O investimento inicial é de R$ 60 mil, já incluindo taxa de franquia, treinamento e capital de giro. O tempo de retorno fica entre 12 e 30 meses.
Já a paulista Ducha Cosméticos buscou cativar o público com seu modelo de perfume a granel. "Focamos no conteúdo e no custo da embalagem, o que torna o nosso produto mais barato em comparação com o mercado", explica Ivo Gomes, diretor de operações da Ducha (foto abaixo).
Ivo Gomes, da Ducha Cosméticos: perfume a granel é aposta da marca
A rede conta com sete unidades - mas a expectativa para 2016 é triplicar esse número com a expansão no modelo de quiosques, onde o investimento inicial é a partir de R$ 50 mil. "Esperamos que surjam interessados de Porto Alegre."
Raio x: Mercadão dos Óculos (modelo truck)
  • Investimento inicial: R$ 79 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Capital de giro: R$ 10 mil
  • Royalties: 5%
  • Número de unidades: 16
  • Número de funcionários por unidade: 2
  • Faturamento médio: R$ 25 mil
  • Lucro líquido: 20%
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses
Raio x: Ducha Cosméticos (modelo quiosque) 
  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Estoque inicial: R$ 25 mil
  • Taxa de publicidade: 2%
  • Número de funcionários por unidade: 3
  • Faturamento médio: R$ 45 mil
  • Margem de lucro: 12% a 17%
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 24 meses
Raio x: Golfran
  • Investimento inicial: R$ 60 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 30 mil
  • Treinamento: R$ 10 mil
  • Capital de giro: R$ 20 mil
  • Taxa de marketing: 1% do faturamento bruto mensal
  • Número de franqueados: 120
  • Treinamento: 5 dias de imersão na sede da empresa, em Caxias do Sul, e cursos EAD
* O repórter viajou a São Paulo a convite da ABF
** Dados fornecidos pelas empresas e pela ABF
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