Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 10 de Junho de 2016 às 11:19

Salas e laboratórios da ESPM-Sul traduzem plano de ensino

A ESPM-Sul conta com sala para estudo de casos, materioteca, atelier de moda e laboratório multiplataforma (na foto)

A ESPM-Sul conta com sala para estudo de casos, materioteca, atelier de moda e laboratório multiplataforma (na foto)

CENTRO DE FOTOGRAFIA ESPM SUL/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
A absorção do conhecimento é diferente quando existe a vivência do tema. E é exatamente esta a aposta da Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM-Sul) ao definir diretrizes acadêmicas baseadas em métodos ativos de aprendizagem. "O professor sai do centro do processo de aprendizagem e, no lugar, entra o aluno. Reduzimos, assim, as aulas expositivas e promovemos dinâmicas mais práticas", explica Genaro Galli, diretor de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-Sul.
A absorção do conhecimento é diferente quando existe a vivência do tema. E é exatamente esta a aposta da Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM-Sul) ao definir diretrizes acadêmicas baseadas em métodos ativos de aprendizagem. "O professor sai do centro do processo de aprendizagem e, no lugar, entra o aluno. Reduzimos, assim, as aulas expositivas e promovemos dinâmicas mais práticas", explica Genaro Galli, diretor de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-Sul.
As metodologias ativas de aprendizagem mudam a maneira dos professores conduzirem as aulas e também os espaços onde os encontros acontecem. "Desde 2013, a ESPM-Sul tem criado um ambiente para formação de alunos transformadores. Nosso trabalho está pautado por três pilares: o professor torna-se um mentor, os conteúdos devem ser aplicados à área de atuação do aluno e a sala de aula será espaço de aprendizagem viva", revela. As salas e os laboratórios da ESPM-Sul, utilizados pela graduação e pós-graduação, traduzem o plano de ensino. A unidade de Porto Alegre conta com sala para estudo de casos, materioteca, atelier de moda e laboratório multiplataforma. "Sem dúvida, os espaços mais concorridos da Escola. É impressionante como a motivação dos alunos, e também dos professores, aumenta quando eles saem da 'sala de aula normal'", observa.
A sala de estudos de casos é utilizada em MBAs do mundo todo. Na ESPM-Sul, em bancadas para seis pessoas, equipada com um computador, os alunos podem discutir questões levantadas pelos professores para, depois, em sala de aula, ampliar o debate com o grande grupo. "Os alunos amadurecem a teoria associada ao caso de uma empresa", explica Galli.
Outros espaços interessantes, segundo o professor, são as salas de moda e a materioteca, amplamente usadas pelos cursos de moda e que proporcionam ao aluno vivenciar o trabalho. "E temos também a sala multiplataforma, que é pensada para os alunos do MBA em Marketing Digital. Essa sala pode receber aulas expositivas, trabalhos em grupos, consultas na web. De alguma forma, traz referências das mais importantes startups do mundo, que trabalham com ambientes mais livres. Nesta sala, os estudantes têm acesso a computadores com todos os softwares necessários para criação", afirma.

Notícias relacionadas