Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Junho de 2016 às 22:55

Sinduscon Premium celebra 25 anos

Entrega do Sinduscon Premium, homenageados da noite.

Entrega do Sinduscon Premium, homenageados da noite.


CASSIANA MARTINS/JC
Em meio ao período de retração econômica, a 25ª edição da premiação anual do Sinduscon-RS, além do reconhecimento às empresas, profissionais e projetos de 2015, reflete a necessidade de renovação do mercado imobiliário. A premiação foi entregue na noite desta segunda-feira, na Sociedade Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
Em meio ao período de retração econômica, a 25ª edição da premiação anual do Sinduscon-RS, além do reconhecimento às empresas, profissionais e projetos de 2015, reflete a necessidade de renovação do mercado imobiliário. A premiação foi entregue na noite desta segunda-feira, na Sociedade Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
Em seu discurso, durante a solenidade, o presidente da entidade, Ricardo Sessegolo frisou que "o momento exige o esforço de todos para um recomeço, revertendo-se assim um quadro atual de incertezas, que compromete todos os segmentos da sociedade".
O dirigente demonstrou que a indústria da construção civil é um "dos motores da economia", mas "amarga indicadores alarmantes de queda de atividade". O contexto é efeito da conjuntura do País, que vive "em meio a uma crise política sem precedentes na história recente, com profundas consequências econômicas e sociais".
Contra o mercado imobiliário, declarou, pesam a perda do poder aquisitivo da população, redução da demanda e distratos. Impacta ainda mais nesse contexto negativo a baixa capacidade de investimento do poder público. Sessegolo exemplificou o cenário citando a descontinuidade de programas federais, como o PAC, e as incertezas sobre o Minha Casa, Minha Vida. "No âmbito estadual, são notórias e históricas as dificuldades financeiras da administração pública", sinalizou.
Para contornar a redução dos investimentos no setor, Sessegolo defendeu a evolução, com urgência, "nos temas Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs)". "Com uma modelagem adequada e segura, que possibilite a participação de empresas de todos os portes, esta poderia ser uma solução para a melhoria de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança, saneamento, energia, infraestrutura e logística, entre tantas outras", acrescentou.
Neste ano, a Melnick Even receberá o título de Empresa do Ano, por ter alcançado a maior pontuação na soma de todas as categorias da premiação e o arquiteto José Guilherme Piccoli será distinguido na categoria Reconhecimento Sinduscon-RS. O prêmio compreende as categorias Destaque Acadêmico, Ações e Práticas Sustentáveis, Destaque em Processos Internos, Destaque Tecnológico, Destaque Mercadológico, Empreendimentos de Empresas de Pequeno e Médio Porte, Empreendimentos de Pequeno e Médio Porte e Empreendimentos de Grande Porte.
Piccoli evidenciou seus 40 anos de vivência na construção civil. "São muitas obras realizadas em termos de concreto mas, o que mais me realiza, é o rico aprendizado resultante da convivência com parceiros desta hoje tão longa jornada", declarou em seu pronunciamento, estendendo o reconhecimento obtido a "todos os corajosos empreendedores da nossa indústria que buscam sobreviver frente às sucessivas crises que abalam a economia brasileira".
Contemplada nas seis categorias em que concorreu, a Melnick Even recebeu quatro prêmios ouro e seis, prata, com destaque para o Max Plaza na categoria Empreendimento de Grande Porte e o ID Residences na categoria Empreendimento de Médio Porte. O reconhecimento fecha um ano de bons resultados para a empresa. Juliano Melnick, diretor da empresa, revela que 2015 foi o melhor ano na história da organização, que registrou alta de 68% no lucro líquido, alcançando R$ 105 milhões.
"Um dos méritos que nossa equipe teve foi o de não se deixar contaminar pelo discurso pessimista e pensar em soluções para chegar aos nossos objetivos, apesar da crise", revelou, reverenciando as pessoas como o diferencial da empresa. Contrariando a lógica do mercado, a Melnick Even ganha visibilidade em meio ao conturbado cenário econômico, do qual deve sair fortalecida. "Tivemos a competência e a sorte de transformar os números fantásticos do ano passado em dez cases que ganharam posição nas seis categorias em que participamos."
Destaque Acadêmico
Ouro UNISINOS / ITT PERFORMANCE - Desempenho acústico - determinação do isolamento sonoro através de medições em laboratório
Prata UNISINOS / ITT PERFORMANCE - Segurança contra incêndios – resistência ao fogo das paredes de compartimentação
Bronze UFRGS - Proposta de avaliação de desempenho de revestimentos de argamassas reforçados com telas metálicas
Ações e práticas sustentáveis
Ouro H.LAR CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES - Partec Green
Prata ENGEPRO CONSTRUÇÕES - Certificação LEED na Sede da Engepro
Bronze UFRGS - Proposta de avaliação de desempenho de revestimentos de argamassas reforçados com telas metálicas
Destaque em processos internos
Ouro MELNICK EVEN - Gestão integrada integrando processos, potencializando resultados
Prata MELNICK EVEN - Desenvolvendo lideranças de alta performance
Bronze ALPHAPLAN - Índice de Expectativa do Mercado Imobiliário
Destaque tecnológico
Ouro CONSTRUTORA TEDESCO – RONALDO REZENDE ARQUITETURA - Mr. Shan — Design e tecnologia quebrando paradigmas e inovando em processos construtivos no mercado gaúcho
Prata MELNICK EVEN - Melnick Even inova com ”Sótãos Voadores”
Bronze VALPI INCORPORAÇÃO - Oxy Home Resort - 1º empreendimento da Zona Sul totalmente adequado à Norma NBR 15.575
Destaque mercadológico
Ouro MELNICK EVEN - Óculos de realidade virtual leva o apartamento decorado até o futuro cliente
Prata MELNICK EVEN - Projeto praças: diálogo com as comunidades e o fortalecimento de marca
Empreendimentos de empresas de pequeno e médio porte
Ouro ROTTA ELY CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES - Greenwich Business Center
Prata VCA MAGGI CONSTRUTORA E INCORPORADORA – LITHOS ARQUITETURA E ENGENHARIA - VÉSTA
Bronze K&S EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS – TORRES E BELLO ARQUITETOS ASSOCIADOS - Veritas
Empreendimentos de pequeno e médio porte
Ouro MELNICK EVEN - ZUCKHAN INCORPORAÇÕES E PARTICIPAÇÕES - ID Residences: desafios transformados em resultados fora de série
Prata MELNICK EVEN - Cândido 58 – sofisticação em linhas retas
Bronze VP URBANIZADORA - Loteamento Chácara Hamburguesa
Empreendimentos de grande porte
Ouro MELNICK EVEN - Maxplaza O complexo multiúso mais completo e inovador do Sul do país
Prata MELNICK EVEN – Hom Nilo - Estratégia inovadora na vitrine mais elegante da cidade
Empresa do Ano Melnick Even
Reconhecimento Sinduscon-RS José Guilherme Piccoli
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO