Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de junho de 2016. Atualizado �s 22h57.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 01/07/2016. Alterada em 30/06 �s 21h13min

Compartilhamento de el�tricos

Em parceria com a prefeitura de Fortaleza (CE) e com a Serttel, o Hapvida entregou à capital cearense o primeiro sistema de carros compartilhados 100% elétricos do Brasil. Denominada "Vamo" (Veículos Alternativos para Mobilidade), a plataforma de car sharing irá operar, inicialmente, de modo experimental, com uma frota de cinco veículos elétricos, que serão disponibilizados em duas estações. O "Vamo, Fortaleza" contará com um site e um aplicativo, pelos quais os usuários poderão se cadastrar e reservar os carros elétricos. O sistema funcionará todos os dias, das 5h às 23h59min para retirada e 24 horas para devolução dos veículos.
Na rota para os EUA
O BMW Group Brasil começou o embarque de veículos produzidos em solo nacional para os Estados Unidos. O plano de exportação contempla a remessa de 10 mil unidades do modelo X1 ao mercado norte-americano, através do porto de Paranaguá (PR). O primeiro lote teve um total de 207 veículos enviados.
Serviços de mobilidade
O Grupo PSA, que reúne as marcas francesas Peugeot e Citroën, adquiriu participação na TravelerCar, uma start-up que oferece novas soluções de estacionamento e locação de veículos. O investimento representa uma nova etapa na implementação do plano estratégico do conglomerado automotivo para 2016-2021, com o qual pretende se tornar um fornecedor mundial de serviços de mobilidade. Criada em 2012, a TravelerCar conta atualmente com mais de 100 mil usuários na França, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Suíça e Bélgica. Nos próximos anos, o Grupo PSA pretende aplicar € 100 milhões em capital de risco em empresas da área da mobilidade.
Teste de viabilidade
A Volvo Bus fará, a partir de 18 de julho, em Curitiba (PR), testes de demonstração do ônibus elétrico híbrido da marca. A capital paranaense é a primeira cidade da América Latina a receber o veículo, que reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes. Com tecnologia plug-in, o ônibus elétrico híbrido da Volvo permite a recarga de bateria em pontos de embarque e desembarque de passageiros. Seu projeto resulta de uma parceria com a Siemens. Os testes em Curitiba visam avaliar os ganhos ambientais e a viabilidade de sua aplicação nos sistemas de transporte das cidades latino-americanas.
Novas picapes
Depois de lançar sua primeira picape no Brasil, a Duster Oroch, a Renault apresentou oficialmente, na Colômbia, a Alaskan, picape de porte maior que compartilha carroceria e trem de força com a nova geração da Nissan Frontier. A produção dos utilitários começará no México, ainda este ano e, até 2018, também na Argentina. As duas picapes serão comercializadas no Brasil, em data a ser anunciada pelas montadoras.
Inteligência empresarial
A Toyota figura entre as 50 empresas mais inteligentes do mundo, conforme ranking da revista MIT Technology Review, editada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). A lista é publicada anualmente, desde 2010. Em 2016, foram escolhidas as companhias que melhor combinam inovação com um modelo de negócios eficaz. A Toyota ocupa a 17ª posição na classificação e foi reconhecida por seu comprometimento com o desenvolvimento de novas tecnologias. Ao longo de cinco anos, a montadora investirá US$ 1 bilhão em pesquisas sobre o futuro da mobilidade, inteligência artificial e robótica.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia