Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Junho de 2016 às 18:51

O caminho da roça

Lavoura de fumo mecanizada, em Porto Mauá

Lavoura de fumo mecanizada, em Porto Mauá


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
Com o êxodo rural com a consequente falta de mão de obra no campo, a mecanização da lavoura é caminho sem volta. Caso dos produtores de fumo Avelino Ciechorski e Valdecir Canal, interior de Porto Mauá. Eles importaram da França estas máquinas multifunção pelo equivalente a R$ 60 mil. Se paga em dois anos, colhe 1,5 hectares/dia e faz em apenas 15 dias o que levaria 50 sem ela. É caminho sem volta.
Com o êxodo rural com a consequente falta de mão de obra no campo, a mecanização da lavoura é caminho sem volta. Caso dos produtores de fumo Avelino Ciechorski e Valdecir Canal, interior de Porto Mauá. Eles importaram da França estas máquinas multifunção pelo equivalente a R$ 60 mil. Se paga em dois anos, colhe 1,5 hectares/dia e faz em apenas 15 dias o que levaria 50 sem ela. É caminho sem volta.

Há vagas

A página recebeu um bilhete datilografado cujo remetente se assina como Renan Maluf - Presídio Central de Porto Alegre. Conta uma história de borracharia de beira de estrada envolvendo diálogo entre o borracheiro feliz com a rodovia cheia de buracos e as administrações do PT. Mais do que isso não dá para contar, porque por lotado que esteja, ainda há vagas para colunistas no Presídio Central.

É brabo nadar...

...de poncho contra a correnteza. Pequenos comerciantes sofrem o diabo com ações trabalhistas de empregados faltosos que simplesmente não vão trabalhar e depois entram com um uma ação. Um deles perguntou pelo WatsApp quando a faltosa voltaria ao trabalho. Ela entrou com ação de dano moral.

Multas na 101

O TRF4 suspendeu ontem liminarmente a decisão que obrigava o Dnit a transferir a aplicação, imposição e arrecadação de multas de trânsito por excesso de velocidade ocorridas na BR-101, trecho Osório-Torres, para a Polícia Rodoviária Federal até o dia 25. Não há data para o julgamento do mérito.

Bola de neve

A Igualla, empresa que entrega soluções completas em acessibilidade, incubada no Feevale Techpark de Campo Bom, chama atenção para o aumento do número de pessoas com algum tipo de deficiência no País (45 milhões em 2010). Um dos carrascos é o trânsito, sem falar nos idosos, que em 2030 devem representar 20% da população gaúcha.

Gota d'água

Bem que a página já alertou sobre a reação dos pais de alunos com essa brincadeira de impedir as aulas via invasão de escolas. Os pais que ontem tentaram entrar no Colégio Estadual Paula Soares, Centro Histórico, são apenas a ponta do iceberg. No popular: já torrou a paciência de todo mundo, para não usar outra palavra.

E o Oscar vai para...

Se um dia for feita uma lista de cases que deram efeito contrário, sem dúvida que a atual invasão de escolas, greves e trancamento de ruas encabeçará a lista dos vencedores do segmento "Como fazer esforço para ser impopular".

Troféu Diamante

O anúncio dos vencedores do Prêmio Exportação RS consolida a posição da CMPC Celulose Riograndense como a grande vencedora, recebendo o Troféu Exportador Diamante. Não é pouca coisa: já venceu 10 edições.

Minas novas

Ao contrário do que foi publicado na capa da edição de ontem, as minas que a Votorantim Metais vai explorar no Projeto Caçapava do Sul não são as mesmas que o empresário Baby Pignatari explorava. O Projeto Caçapava do Sul é um empreendimento novo, voltado para a extração de zinco, cobre e chumbo.

O combustível do futuro...

Respondendo a uma pergunta sobre o futuro dos motores no Tá na Mesa da Federasul, o presidente do BMW Group, Helder Boavista, disse que os carros elétricos tendem a ser cada vez mais eficientes, mas que dentro de 10 ou 15 anos usaremos a energia limpa gerada pela célula de combustível, hidrogênio.

...já previsto no passado

Vai na mesma linha de uma manifestação do presidente da Mercedes Benz quando esteve em Porto Alegre no final dos anos 1990. O governo então apostava forte no biodiesel e a montadora alemã montou esse cavalo encilhado. Mas não se enganem, disse ele, o futuro dos motores será o hidrogênio.

Miúdas

  • RECORDE do número de greves ainda pertence ao governo José Sarney (1985-1990). Foram 2.416.
  • é passível de ocupação o que estiver desocupado. O resto é invasão mesmo.
  • SEMPRE se diz que o problema maior é falta de confiança dos consumidores. Mas há controvérsias.
  • PROBLEMA maior é falta de renda. Com dinheiro no bolso, a confiança vem ao natural.
  • QUESTÃO de safra: a do pinhão vai ser curta, dos citros, mocotó e feijoada vai ser longa.

Finais

  • MELHORES colocados na fase estadual do Programa CNA Jovem, do Senar-RS, serão conhecidos sábado/8h30min/Hotel Continental.
  • NESPRESSO lança seu novo café em cápsulas Envivo Lungo, composto com grãos de Robusta do México.
  • SISTEMA inteligente de semáforos da Nilo Peçanha foi desenvolvido pela Digicon.
  • CORREÇÃO: o número de vagas para bikes no Iguatemi é mais de 100.