Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 29 de junho de 2016. Atualizado �s 19h20.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

M�SICA

Not�cia da edi��o impressa de 30/06/2016. Alterada em 29/06 �s 17h54min

Andr� Mehmari e M�nica Salmaso fazem apresenta��o na Capital

Andr� Mehmari e M�nica Salmaso fazem shows no StudioClio

Andr� Mehmari e M�nica Salmaso fazem apresenta��o no StudioClio amanh� e s�bado


PAULO RAPOPORT/DIVULGA��O/JC
Caroline da Silva
Reconhecido e premiado compositor, arranjador e multi-instrumentista (referência na música erudita e também na popular brasileira), o fluminense radicado no estado de São Paulo vem pela segunda vez em 2016 ao Rio Grande do Sul neste fim de semana. Em janeiro, André Mehmari esteve no StudioClio para apresentar-se em duo com o bandolinista Danilo Brito, no show Amoroso. Agora, retorna ao mesmo espaço trazendo sua parceria com a cantora Mônica Salmaso, nesta sexta-feira e sábado.
Os dois subiram pela primeira vez juntos em um palco ainda no século passado, em um projeto que reunia cantoras do universo da canção popular brasileira com o cancioneiro erudito. "Tocamos obras de Villa-Lobos na formação de duo e essa foi nossa primeira experiência nessa formação intimista de piano e voz. Já nosso primeiro show aconteceu em 2002, no Centro Universitário Maria Antonia da USP", conta Mehmari.
Ele relata que, nesses 13 anos de existência do duo, o repertório se manteve constante. "Ao longo dessa trajetória, porém, nossa relação com ele foi se tornando cada vez mais solta e plástica. Isso me dá muitas alegrias como intérprete e pianista, pois Mônica permite essa abordagem e abre espaço a um diálogo constante", comemora.
Mehmari explica que, nessa formação, muitas vezes, há uma relação mais passiva do instrumentista, como acompanhador, como aquele que estende um "tapete vermelho" para voz: "No nosso caso, é muito mais uma dança, uma conversa animada entre dois amigos acerca de um assunto que ambos amam e respeitam: a canção brasileira".
O músico já gravou com Mônica Salmaso o CD Nem 1 ai (2009), enquanto a cantora participou dos discos Lachrimae (2003) e Canteiro (2011), dele. "Um compositor não poderia ficar mais contente depois de ouvir suas canções ganharem vida na voz da Mônica." Nas apresentações de amanhã e sábado, constam obras de Dorival Caymmi, Guinga, Chico Buarque, João Bosco, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Simon Diaz, Zé Miguel Wisnik e duas canções de Mehmari com letra de Luiz Tatit, Modular paixões e Tentar dormir. "Ambas registradas no meu álbum Canteiro, inteiramente dedicado à minha produção de canções com parceiros diversos", destaca.
Nascido em Niterói em 1977, Mehmari mudou-se para São Paulo em 1995, com seu ingresso na ECA-USP. Tornou-se mais conhecido pelo grande público quando venceu em 1998 o primeiro Prêmio Visa de MPB. Apontado como uma das revelações da música brasileira recente e premiado tanto na área erudita (Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri) quanto popular (Prêmio Visa, Nascente-USP), já teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais e de câmara brasileiros, entre eles Osesp, Osusp, Banda Sinfônica do Estado, OER, Jazz Sinfônica, Quarteto da Cidade de São Paulo, Quinteto Villa-Lobos.
Como instrumentista, já atuou e gravou com importantes artistas da MPB como Joyce, Milton Nascimento, Toninho Horta e Dori Caymmi. Piano e voz, lançado em 2005, em parceria com Ná Ozetti, foi considerado uma obra-prima pela crítica especializada. Criou a música orquestral para a abertura oficial dos Jogos Panamericanos Rio 2007. Gravou o CD Contínua amizade, com Hamilton de Holanda. Encerrou a temporada de câmara da Osesp em 2008, na Sala São Paulo, com lotação máxima. Lançou, em 2009, o álbum Miramari, com o virtuoso clarinetista italiano Gabriele Mirabassi. Com seu CD Nonada, foi indicado ao Grammy latino em 2008.
Em dezembro do ano passado, o fluminense foi eleito para o troféu Açorianos na categoria de melhor produtor musical, pelo disco em parceria com o gaúcho Leandro Maia, Suíte Maria Bonita e outras veredas (2014). "Tenho uma parceria muito frutífera e feliz com o Leandro Maia e sem dúvida ele tem me trazido mais próximo aos pampas em tempos recentes. Tenho boas recordações de minhas passagens por Porto Alegre, inclusive a estreia do duo com outra grande cantora brasileira, a Ná Ozzetti (Unimúsica de 2004)." Mehmari relembra que teve a oportunidade de tocar em trio no Theatro São Pedro, segundo ele, um dos seus favoritos no País. "Certamente, a honraria do prêmio Açorianos me trouxe um sentimento bom de acolhimento por parte da crítica gaúcha. Só posso desejar que essa proximidade seja ainda mais intensa e rica nos próximos anos."
Os shows com a cantora Mônica Salmaso estão marcados para as 21h de sexta-feira e sábado, no palco do StudioClio (José do Patrocínio, 698). Os ingressos custam R$ 130,00 (público geral), disponíveis no local, no site www.studioclio.com.br ou pelo telefone (51) 3254-7200.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia