Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 15 de junho de 2016. Atualizado �s 19h01.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Teatro

Not�cia da edi��o impressa de 16/06/2016. Alterada em 15/06 �s 17h27min

Repert�rio Shakespeare, com Thiago Lacerda, chega na Capital

Thiago Lacerda interpreta dois personagens de Shakespeare

Thiago Lacerda interpreta dois personagens de Shakespeare


JO�O CALDAS /DIVULGA��O/JC
Luiza Fritzen
Estes próximos dias são uma oportunidade imperdível para os fãs de Shakespeare no Rio Grande do Sul. Na Capital, há programação dupla de espetáculos do bardo: a tragédia Macbeth é atração neste sábado, enquanto a comédia Medida por Medida será encenada amanhã. As sessões da turnê Repertório Shakespeare ocorrem no Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80), às 21h. Os espetáculos são uma realização da Opus Promoções e do Ministério da Cultura com ingressos de R$ 50,00 a R$ 110,00.
Depois de sua passagem pela Capital estrelando Hamlet, também de Shakespeare, Thiago Lacerda volta à cidade junto ao diretor brasileiro Ron Daniels - radicado em Nova Iorque e considerado um dos principais diretores teatrais da britânica Royal Shakespeare Company de Stratford-upon-Avon. Com cinco meses e uma maratona de mais de 800 horas de ensaio, Daniels traz na bagagem 41 encenações do dramaturgo inglês, entre montagens nacionais e internacionais.
Escritas no fim do século XVI, as peças abordam de forma distinta temas atuais como poder, corrupção e dilemas éticos e morais nas esferas pública e privada. Ambas montagens compartilham também do mesmo elenco, composto por 13 atores, que se revezam nos personagens interpretando os protagonistas de uma peça e os segundos papéis na outra.
A trama de Macbeth se passa em meio ao caos da guerra, onde um general corajoso, ao voltar do combate, encontra três criaturas misteriosas que profetizam que ele será rei em um futuro próximo. Quando a ambiciosa esposa do oficial, Lady Macbeth, descobre sobre o presságio, ela o instiga a assassinar o atual rei, Duncan. Os filhos de Duncan fogem da cidade e Macbeth é coroado. Reproduzindo o mundo como um campo de batalha, a peça invoca na plateia questionamentos sobre o surgimento da maldade e como ela se incorpora à natureza do homem.
De forma mais leve, a comédia Medida por Medida retrata o caos de um mundo transformado em bordel. O pano de fundo é uma cidade formada por bêbados e prostíbulos, cujo duque, insatisfeito com a imoralidade que tomou conta do local, reimplanta uma antiga lei que pune abusos sexuais com a morte. Para observar tudo à distância, ele se disfarça de frei e transfere o poder ao seu vice, Ângelo. A peça gira toda em torno dos conceitos de justiça e corrupção, equidade e abuso do poder, e a pergunta que o autor faz ao público é se, de fato, pouco conhecemos sobre nós mesmos e, sendo seres tão falíveis, como podemos julgar uns aos outros?
Lacerda interpreta Macbeth, o herói de guerra que se transforma em um assassino inescrupuloso, e encabeça também o conselheiro moralista Ângelo. O ator conta que a construção dos personagens foi feita com base no texto de Shakespeare, mas que também leu obras de Friedrich Nietzsche. Para ele, apesar de ambíguos, os dois papéis são unidos pela condição humana. "São dois homens colocados diante do poder tendo que lidar com a fragilidade humana e sua complexidade." Três anos após interpretar Hamlet, Lacerda se diz privilegiado por estar em contato todo esse tempo com as obras do dramaturgo. "É uma experiência humana irreversível que transforma tanto a plateia quanto o ator."
As temáticas de ambas as peças se enquadram ao atual cenário político brasileiro, e, para o ator e diretor, mesmo mais de 400 anos após sua criação, são atemporais e poderiam ter sido escritos em qualquer lugar do mundo, em qualquer época. "Shakespeare aborda a capacidade do homem de se adaptar ao poder e permite que a gente se enxergue no personagem e o próprio público consiga se projetar no palco", relata Thiago Lacerda.
Para o artista, as peças provocam a autorreflexão e questionam nossas escolhas e quem nós somos, e é por isso que continua interessando às pessoas. Em sua função de revelador da obra, Lacerda alega: "Refletir, inquietar e provocar são os três verbos que me interessam quando a gente abre o pano".
O repertório duplo estreou em São Paulo, em novembro de 2015, e, em fevereiro deste ano, deu início à circulação dos espetáculos pelas principais cidades do Brasil. As traduções dos textos foram feitas pelo diretor com Marcos Daud. Macbeth ainda será encenado em duas cidades gaúchas: Novo Hamburgo (Teatro Feevale - 24 de junho) e Lajeado (Teatro Univates - 26 de junho).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia