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JC Logística

- Publicada em 29 de Junho de 2016 às 15:38

É preciso enxergar o pneu como um item de segurança

Manter a manutenção do veículo em dia é uma garantia de segurança aos condutores e passageiros, além de prolongar a vida útil de diversos componentes do automóvel. Tal atitude não compromete a qualidade na rodagem do meio de transporte e evita que a saúde financeira do proprietário seja prejudicada futuramente com problemas inesperados.
Manter a manutenção do veículo em dia é uma garantia de segurança aos condutores e passageiros, além de prolongar a vida útil de diversos componentes do automóvel. Tal atitude não compromete a qualidade na rodagem do meio de transporte e evita que a saúde financeira do proprietário seja prejudicada futuramente com problemas inesperados.
Entretanto, a palavra "manutenção", quando direcionada a um carro, é ligada diretamente a cuidados com os sistemas eletrônicos, motorização e suspensão, deixando de lado um componente importante para uma rodagem segura: o pneu. Responsável por dar movimento à composição, o pneu, antes de chegar às ruas, passa por uma série de pesquisas e testes fundamentais para garantir desempenho, economia, sustentabilidade e segurança aos condutores.
Desde o desenho da banda de rodagem ao diâmetro ideal para o perfil do automóvel, passando pelas condições da via que ele transitará, o pneu possui uma série de tecnologias tão importante quanto, por exemplo, um sistema de freios ABS e controles de estabilidade.
Para demonstrar a importância da manutenção dos pneus de um veículo, darei um exemplo: desde 2014, a obrigatoriedade de fabricar carros nacionais com freios ABS e airbag está em vigor. A medida do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) visa aumentar a segurança dos ocupantes em riscos de acidentes, prevendo diminuir o número de vítimas fatais no trânsito brasileiro.
Todavia, se o pneu do automóvel estiver em péssimas condições de rodagem, em uma situação de possível acidente e o condutor acionar os freios ABS, o veículo pode percorrer uma distância maior que o indicado, já que os pneus não terão aderência ao asfalto, fazendo o carro deslizar sem segurança. E aí lanço um questionamento: de que adianta ter um sistema eficiente sendo que um componente, importante para o seu correto funcionamento, não está em condições adequadas?
A manutenção dos pneus de um veículo não é tão cara e complicada quanto parece, mas pode se tornar caso não seja feita corretamente. A primeira dica é manter a calibragem em dia, sempre respeitando o manual do fabricante. No primeiro sintoma de trepidação ao volante, verifique o alinhamento e balanceamento: um sistema desalinhado pode diminuir a vida útil do pneu e, em um caso mais grave, causar um acidente.
Realize periodicamente o rodízio entre os componentes para garantir o desgaste igual entre os pneus. Analise sempre o índice TWI do pneu: a marca indica que é a hora de trocar o item. Um ponto importante que merece atenção do consumidor é a procedência do pneu e do local onde ele é comprado e instalado.
Quando o projeto de um carro é desenvolvido, o pneu é incluído para atender todas as especificações de rodagem. Com isso, é indicado sempre instalar o pneu indicado pela montadora e procurar centros automotivos especializados para a realização do serviço. Esses profissionais são treinados para deixar o veículo com as mesmas definições da fabricante.
O brasileiro precisa mudar sua visão sobre a manutenção do veículo e deixar de incluir o estado dos pneus dessa lista. Afinal, não basta ter todos os componentes eletrônicos e de motor em perfeito estado se o principal item que faz o carro realmente rodar não estiver em condições adequadas para viagens.
Presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus)
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