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JC Logística

- Publicada em 16 de Junho de 2016 às 20:48

Prefeitura paulista oferece bônus para incentivar o compartilhamento

Resolução publicada na semana passada pela prefeitura de São Paulo liberou um "bônus" para incentivar o compartilhamento de um mesmo carro por passageiros diferentes para viagens feitas em aplicativos de transporte, como o Uber e o Cabify. Pela norma, cada quilômetro percorrido em viagens assim vai descontar um quilômetro do limite que as empresas têm para operar.
Resolução publicada na semana passada pela prefeitura de São Paulo liberou um "bônus" para incentivar o compartilhamento de um mesmo carro por passageiros diferentes para viagens feitas em aplicativos de transporte, como o Uber e o Cabify. Pela norma, cada quilômetro percorrido em viagens assim vai descontar um quilômetro do limite que as empresas têm para operar.
Por exemplo: se a viagem é feita por passageiro em uma viagem comum, a cada quilômetro percorrido, é descontado um quilômetro do limite de quilometragem estabelecido pela prefeitura. Mas se a viagem é de compartilhamento (quando um passageiro aceita dividir o carro com um desconhecido, que fará trajeto parecido), o quilômetro percorrido, na verdade, equivale a "- 1 quilômetro" da cota da empresa. Se há duas pessoas no carro, menos 2, e assim sucessivamente, até o limite de quatro pessoas viajando no mesmo carro.
A medida serve para estimular o compartilhamento de carros, como ocorre no serviço UberPooL. A regra, segundo a resolução do recém-criado Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV), estabelece, entretanto, que as empresas terão de pagar outorga à prefeitura mesmo por esses quilômetros negativos. A proposta é que cada quilômetro de viagem custe R$ 0,10 para as empresas.
Os limites de quilometragem são a forma que a prefeitura definiu para tentar equilibrar o uso do viário. Inicialmente, as empresas poderão rodar 27 milhões de quilômetros por mês - o equivalente ao que rodam 5 mil táxis. Se o comitê perceber que a medida está provocando saturação do viário, ou seja, se o trânsito da cidade piorar, a ideia é que esse limite seja reduzido.
Por outro lado, se mostrar que há redução do trânsito, como acreditam técnicos da prefeitura e representantes das empresas, por causa do compartilhamento de viagens, o limite de quilômetros poderá aumentar. Outra medida é reduzir ou aumentar o valor do quilômetro rodado. A prefeitura deve determinar também benefícios para aumentar a circulação desses veículos em regiões que são mais carentes de transporte.
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