Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 02 de Maio de 2016 às 17:16

A ausência da ética!

Corrupção é a palavra mais comentada nos últimos dias, mas qual é o seu significado? Segundo o dicionário Aurélio, "corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a ausência da ética.
Corrupção é a palavra mais comentada nos últimos dias, mas qual é o seu significado? Segundo o dicionário Aurélio, "corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a ausência da ética.
A corrupção não é uma exclusividade nas questões políticas ou dos Três Poderes, ela figura nas mais variadas relações humanas. O desvirtuamento causado pelo comportamento corrupto integra as esferas mais simplórias da existência humana, como no caso do indivíduo que opta por furar um sinal de trânsito, apoderar-se de coisa achada na rua a qual sabe não ser sua, não devolver um celular que encontra, ou ainda do indivíduo que prefere trair a esposa sob o argumento de que ninguém nunca vai saber.
Aristóteles, o grande filósofo grego, em 343 a.C. já dizia que "o bom cidadão não precisa ser um homem bom. Mas precisa ter consciência de que é necessária a prestação de serviços à cidade".
Entretanto, o que observamos neste momento no Brasil é indivíduos ascenderem ao poder, sem, contudo, estarem preocupados com a necessidade de fazer o bem coletivo ou, ainda, lutar pela manutenção da ordem democrática e o respeito ao espírito cívico. Ao contrário, o que acontece é corruptos julgando corruptos, e sendo esses mesmos "desmoralizados" que fazem leis em benefícios próprios, algo lamentável e inadmissível! Analisando esse cenário perturbador, percebemos que a ética e honestidade estão ausentes há muito tempo do contexto político. Cabe a nós torcermos para que essa turbulência acabe e que tudo seja resolvido brevemente, para que o Brasil possa sair desta imobilidade total.
Bióloga e professora
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO