Desativados desde julho do ano passado, os relógios digitais de Porto Alegre ficarão desligados por mais alguns meses. Ontem, o edital para a licitação dos relógios eletrônicos e dos conjuntos identificadores de logradouros públicos (toponímicos) foi lançado no Diário Oficial do Município.
O documento prevê a retirada dos 43 relógios existentes e a instalação e manutenção de outros 130, com exploração publicitária. Como contrapartida, serão 8 mil conjuntos identificadores de logradouros, sem publicidade. A empresa ou consórcio vencedor ficará encarregado da manutenção dos relógios por um período de 20 anos. A prefeitura estima que o investimento nos equipamentos seja de
R$ 12.888.177,60.
Além do preço, também será levada em consideração, no caso dos relógios, a melhor tecnologia disponibilizada. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 17 de junho, às 14h, na rua Siqueira Campos, 1.300, na sala 301, no Centro.
Em novembro, ocorreu uma primeira tentativa de licitação, que abrangia relógios de rua, placas com nomes de rua e paradas de ônibus, mas ninguém se interessou. Em breve, a prefeitura lançará o segundo edital para concessão dos abrigos em ponto de parada de ônibus, que estava vinculado no edital de 2015.