Proposta de Gabriel e Guadalupe Haag é aliar corpo e mente na mudança de hábitos

Equilíbrio integral: mãe e filho criam empresa com programa de qualidade de vida


Proposta de Gabriel e Guadalupe Haag é aliar corpo e mente na mudança de hábitos

A enfermeira Guadalupe Haag, 59, há dois anos começou a pensar em mudar os rumos da carreira. Em exercício há 38 anos, 21 deles também como professora universitária, ela queria trabalhar com saúde aliada à qualidade de vida – para que pudesse, assim, agregar mais qualidade à própria e inserir outro ritmo à rotina. A solução estava dentro de casa.
A enfermeira Guadalupe Haag, 59, há dois anos começou a pensar em mudar os rumos da carreira. Em exercício há 38 anos, 21 deles também como professora universitária, ela queria trabalhar com saúde aliada à qualidade de vida – para que pudesse, assim, agregar mais qualidade à própria e inserir outro ritmo à rotina. A solução estava dentro de casa.
Ela e o filho, Gabriel, 25, iniciaram em maio a primeira turma aberta da Corpo com Equilíbrio, empresa que oferece um programa de qualidade de vida e novos hábitos com duração de três meses. Gabriel, que é engenheiro de produção formado há um ano, sempre teve vontade de trabalhar com pessoas. Depois de passar por diferentes empresas do ramo, o fim de um estágio abriu a oportunidade para considerar apostar no anseio.
A proposta da Corpo com Equilíbrio é aliar as atividades físicas com práticas de cuidado com a mente e a alimentação, com uma proposta holística de saúde. O grande objetivo é tirar as pessoas do piloto automático e trazer mais consciência para suas vidas. “Fazendo as coisas com consciência, tu inibes a culpa. A culpa atrapalha muito todo processo pessoal”, reforça Guadalupe. “Queremos que a pessoa encontre uma atividade que dê prazer a ela, para assim poder manter regularmente”, completa Gabriel.
>> Combinar meditação e exercícios aeróbicos reduz a depressão, aponta estudo publicado em fevereiro pela revista internacional Translational Psychiatry. Segundo a pesquisa, meditar antes de correr pode mudar o cérebro de maneiras mais benéficas do que praticar essas atividades em separado. #ficaadica #ciência
Eles notaram que a maioria das práticas voltadas para qualidade de vida derivam ou para o autoconhecimento e saúde emocional, ou para exercício físico e alimentação. Nunca os dois lados juntos. Para cumprir a missão de uni-los, o trabalho oferecido pela Corpo com Equilíbrio é desenvolvido por profissionais de cinco áreas diferentes: nutrição, medicina, psicologia, gastronomia e educação física. Os encontros acontecem quinzenalmente. As turmas dos encontros práticos são divididas por nível de experiência com atividades físicas, que acontecem tanto em academias quanto em parques. “Nosso objetivo é estimular a pessoa a ter maior autogestão da sua vida e assim ter condições de fazer melhores escolhas”, reforça Lupe.
O interesse da empresa familiar é o de crescer com qualidade, um passo por vez. E o clima dentro de casa, eles garantem, não mudou. Porém, estão aprendendo a não deixar os assuntos de trabalho tomarem conta do convívio. Os dois validaram a metodologia com um grupo piloto, que cumpriu o programa de novembro a janeiro últimos. “Queremos também manter uma comunidade das pessoas que já participaram, para seguir com oficinas e palestras”, afirma Gabriel. O programa sai por R$ 970,00, se pago em 10 parcelas.
Os dez encontros acontecem no hub de sustentabilidade Paralelo Vivo (Rua Pinheiro Machado, n° 40), no S3 Food Design Lab (Praça Monsenhor Emílio Lottermann, 74), no Espaço Gastronômico Blue Ville (Avenida Cristóvão Colombo, n° 3309) e na Academia Action (Rua Aliança, n° 79).
Projeto multidisciplinar aplica método com profissionais de cinco áreas diferentes

Responsabilidade socioambiental

Inseridos na Zona de Inovação Sustentável, Haag, com a Corpo com Equilíbrio, e outras empresas parceiras do Paralelo Vivo encabeçaram o projeto Fechando Ciclo, que pretende garantir um ciclo de produção totalmente sustentável dos alimentos orgânicos que serão usados nas aulas de gastronomia do programa

Inseridos na Zona de Inovação Sustentável, Gabriel, com a Corpo com Equilíbrio, e outras empresas parceiras do Paralelo Vivo, encabeçaram o projeto Fechando Ciclo, que pretende garantir um ciclo de produção totalmente sustentável dos alimentos orgânicos que serão usados nas aulas de gastronomia do programa. Fazem parte a Horteria, a Cesta Feira e a Re-Ciclo.