Niágara Braga

Os desafios e as realizações de quem se junta inclusive para empreender

Especial Dia dos Namorados: Juntos no amor e nos negócios

Niágara Braga

Os desafios e as realizações de quem se junta inclusive para empreender

O relacionamento entre funcionários é um assunto que divide opiniões. Há quem defenda que o envolvimento pode fazer com que os problemas particulares afetem o trabalho e gerem perda de foco. Em alguns casos, o término de um namoro, por exemplo, acaba com o pedido de demissão de um dos parceiros - para evitar encontros. Quando ambos são sócios do negócio e essa opção é mais trabalhosa, como lidar? Resposta: tem que ter muito amor envolvido.
O relacionamento entre funcionários é um assunto que divide opiniões. Há quem defenda que o envolvimento pode fazer com que os problemas particulares afetem o trabalho e gerem perda de foco. Em alguns casos, o término de um namoro, por exemplo, acaba com o pedido de demissão de um dos parceiros - para evitar encontros. Quando ambos são sócios do negócio e essa opção é mais trabalhosa, como lidar? Resposta: tem que ter muito amor envolvido.
Como encontros românticos, muitas vezes, começam por conta de afinidades, pode surgir aí uma boa combinação para a formação de empresas também. Afinal, nada melhor do que duas pessoas apaixonadas pelo que fazem no comando de uma empreitada, certo? A clientela sente quando há paixão nos ambientes por onde frequenta. Ou seja, amor gera amor e, de quebra, lucros.
Luis Silveira, 40 anos, e Eduardo Geraldes, 29, são casados há três anos. Eles se conheceram quando o primeiro ainda empreendia em uma tortaria com a mãe. Começaram a namorar e Geraldes foi se envolvendo também no negócio.
Ao perceber que a harmonia dava certo para o trabalho, criaram juntos um novo projeto: a Pink Velvet Bakery, uma das confeitarias queridinhas de Porto Alegre, instalada na avenida Venâncio Aires, nº 757. Donuts e até um hambúrguer de chocolate com Nutella (abaixo!!) fazem sucesso entre o público.
Eduardo Geraldes (e) e Luis Silveira são sócios da Pink Velvet Poa
Desde o começo, a dupla garante que tudo funcionou bem em termos de afinidade para decisões. E teve de ter muito jogo de cintura. Como eles não conseguiram investimento externo para dar o pontapé inicial, ficaram um ano vendendo tortas por encomenda para juntar dinheiro e montar o espaço, como manda o nome, todo decorado em tons de rosa.
Após quase dois anos da inauguração, a marca já conquistou mais de 16 mil curtidas no Facebook e 13 mil seguidores no Instagram. Apenas em 2015, a unidade recebeu cerca de 50 mil pessoas.
Quem vê os números positivos, porém, não imagina os tantos percalços que tiveram (e ainda têm) de ser superados. "É difícil. Na janta, a conversa é sobre problemas da empresa. Quando viajamos é porque tem a ver com a loja. Quando tem crise no trabalho, vai para o casamento. É complicado separar", esmiúça Geraldes.
O casal, inclusive, morava ao lado da confeitaria para otimizar o tempo do trabalho. Até que o distanciamento se fez necessário. Em abril deste ano, deram o primeiro passo: mudaram para um apartamento mais longe. Foi para aliviar a mente.
Nesta mesma vibe de adequações para equilibrar a vida profissional e pessoal estão os namorados e sócios Martina Seibel e Rodrigo Cury, ambos com 23 anos. Eles se conheceram em 2010, no curso de Design da UniRitter. Após dois de amizade, a sintonia evoluiu para o namoro e o empreendedorismo.
Martina Seibel e Rodrigo Cury são namorados há três anos e sócios da Preza, fabricante artesanal de óculos
Durante três anos, trabalharam juntos em um projeto para desenvolver pares de óculos com madeira reutilizável. Em 2013, a iniciativa universitária virou a empresa Preza.
Assim como na Pink, o começo foi difícil. Em 2014, a dupla alugou um escritório e ganhou o 1º lugar em Design de Moda e Acessórios do 5º Prêmio Bornancini (uma competição nacional na área do Design) e conseguiu a primeira parceria com uma marca conhecida no Rio Grande do Sul, a Enzo Milano. Isto impulsionou a divulgação orgânica na mídia e ajudou as vendas. Apenas em 2015, o faturamento chegou a cerca de R$ 70 mil. Só que, com o crescimento da empresa, vem cada vez mais trabalho.
"A parte ruim é trabalhar 24 horas por dia. A gente só vai em eventos por causa da Preza. É uma dedicação integral. Não fazemos coisas que casais fazem, como ver séries, por exemplo, porque é produção de dia e administração de noite", desabafa Cury. Martina completa: "Começou agora a apertar o botãozinho sinalizando que precisamos mudar algumas coisas, tentar tirar um tempinho para nós".
De acordo com a psicóloga e consultora de Recursos Humanos, Renata Tomasi, os casais estão fazendo bem em buscar essa mudança e refletir sobre o assunto. Segundo ela, eles só obterão sucesso em suas duas relações distintas se conseguirem separar ambos universos.
 Geração E - Preza, fabrica de óculos artesanais de madeira.    na foto: Preza Óculos de Madeira
"Claro que nós somos seres integrais, mas é importante conseguir organizar isso. Problemas da empresa vão acabar refletindo no casal. Mas, se é bem administrado, a tendência é que dê certo", expõe Renata.
A dica é conversar muito, ter sintonia e, se preciso, buscar ajuda externa, pois cada caso é singular. "Se está com problemas na empresa, buscar uma ajuda especializada pode resolver, inclusive pode colaborar no lado pessoal. O problema que estava influenciando no relacionamento não estará mais. Ou vice e versa. Se o casal está com problemas em casa, uma terapia de casais também é interessante", explica. "A gente é muito oposto em quase tudo. O Luis é organizado e estratégico. Eu sou criativo, quero fazer de uma vez. Eu cuido do coração e ele da cabeça. A gente se complementa, por isso dá certo", revela Geraldes.
A psicóloga acredita não haver receita para os casais darem certo. O que importa é ambos conseguirem definir as habilidades fortes de cada um e dividir as funções. Mas tudo pode variar. Não é matemática.
"Se o par se complementa, pode ser bom. Porque cada um cuida do que se dá melhor. E pensar igual também pode ser bom, porque fica mais fácil de decidir. Mas, neste caso, às vezes, é interessante procurar ajuda de terceiros em áreas que ambos não tenham tanta expertise", reforça.
É justamente o que a Preza está fazendo. "Nós temos a mesma forma de pensar e os mesmos interesses. Isso funciona para nós", reflete Martina.
Como ambos se voltam mais para a parte do produto, no entanto, agora que a empresa cresceu, eles estão buscando consultorias para profissionalizar o projeto e gerir os negócios, ponto em que não possuem tanta experiência. Mesmo com esses desafios, Cury ressalta a importância do amor envolvido. "Se não fôssemos namorados, possivelmente não teríamos sucesso. Porque, quando bate aquela desmotivação, nos apoiamos um no outro."
Niágara Braga

Niágara Braga 

Niágara Braga

Niágara Braga 

Leia também

Deixe um comentário