Insights anal�ticos em um piscar de olhos

Uma pessoa adulta pisca, em m�dia, 24 vezes por minuto, fechando os olhos por cerca de 50 mil�simos de segundo antes de cada piscada. Durante esse tempo, estamos totalmente cegos

Atualizado em 23/06/2016 10:11

Uma pessoa adulta pisca, em média, 24 vezes por minuto, fechando os olhos por cerca de 50 milésimos de segundo antes de cada piscada. Durante esse tempo, estamos totalmente cegos. Pode parecer pouco, mas, para a análise de dados, definitivamente não é.
Em menos de um milésimo de segundo, milhares de dados são gerados a partir de diversas fontes de informação, o que representa um dos ativos mais valiosos das empresas. Esses dados são provenientes de dezenas de bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas, redes sociais e dentro dos departamentos das empresas.
Lidar com esse volume massivo de dados tem dado luz às tecnologias mais abrangentes para a captura de dados. Com esse intuito, os softwares de Event Stream Processing (ESP), ou Processamento de Dados em Tempo Real, popularizaram-se rapidamente nos últimos anos.
Com o ESP, todos os dados gerados por dezenas de milhares de eventos são analisados ainda em movimento, com tempo de resposta praticamente imediato e sem interferir na velocidade do processamento. É como se ter uma mangueira jorrando continuamente, analisando cada partícula em movimento. Trata-se de uma necessidade crescente no mercado brasileiro, especialmente no varejo.
Em questão de competitividade, as ferramentas de streaming ainda não ganharam destaque. Isso porque o próprio perfil do consumidor brasileiro ainda é de propensão à escolha por preço e não pela experiência da compra. Mas como fica em termos de potencial?
Com cada varejista são milhares de consumidores buscando um atendimento diferenciado que, tradicionalmente, não recebe grandes investimentos em TI. O mapeamento do histórico de compras e hábitos dos clientes podem oferecer insights valiosos para prever e oferecer produtos a eles.
O maior gargalo do varejo ainda é a evolução em vendas específicas para cliente, identificando suas necessidades e hábitos e, principalmente, reagir rapidamente a eles. As vendas sem base deixarão de existir. Enquanto as apostas de marketing forem tradicionais, dificilmente as varejistas acompanharão a tendência mundial na assertividade e na velocidade que os negócios estão demandando - mais rápido que um piscar de olhos.
 
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Sobre o Autor
Rodrigo Africani � especialista em Data Management do SAS Am�rica Latina Foto: Arquivo Pessoal/Divulga��o/JC

Rodrigo Africani

Especialista em Data Management do SAS Am�rica Latina
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