Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Copa américa centenário

- Publicada em 05 de Maio de 2016 às 17:35

Um ano depois, Dunga altera mais de metade do grupo

Goleiro Alisson é o único jogador da dupla Grenal convocado para o torneio

Goleiro Alisson é o único jogador da dupla Grenal convocado para o torneio


RAFAEL RIBEIRO/CBF/DIVULGAÇÃO/JC
Um ano após anunciar os convocados para a Copa América do Chile, o técnico Dunga trocou mais da metade da seleção brasileira que disputará a Copa América Centenário, que será realizada em junho, nos Estados Unidos, que comemora os 100 anos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Um ano após anunciar os convocados para a Copa América do Chile, o técnico Dunga trocou mais da metade da seleção brasileira que disputará a Copa América Centenário, que será realizada em junho, nos Estados Unidos, que comemora os 100 anos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Na lista divulgada nesta quinta-feira, o setor que sofreu mais mudanças foi o meio-campo. Quatro nomes foram trocados em relação ao torneio disputado no ano passado. Renato Augusto e Rafinha Alcântara e o meia-atacante Lucas Lima não estavam na lista do ano passado. Os únicos remanescentes do setor foram Elias, Casemiro, Philippe Coutinho e Willian.
O treinador também trocou os três goleiros. No ano passado, Jefferson, Marcelo Grohe e Neto estavam entre os convocados. A lista atual tem Ederson, Alisson e Diego Alves.
Na defesa, Dunga preteriu David Luiz e Thiago Silva. As novidades são Rodrigo Caio, e Gil. Outra mudança é a convocação do lateral Douglas Santos no lugar do zagueiro Jemerson.
No setor ofensivo, somente Douglas Costa foi mantido. Desta vez, ele terá como companheiros Gabriel, Ricardo Oliveira e Hulk.
A ausência de Neymar já era esperada e foi um acordo feito entre a CBF e o Barcelona. A entidade trocou a presença do camisa 10 e capitão no torneio continental pela participação na Rio/2016, em agosto, como um dos três jogadores acima do limite de 23 anos imposto pelo regulamento olímpico.

Técnico fala em ter equipe mais competitiva

Dunga tem por hábito não falar sobre atletas que ficam de fora das convocações, mas, nesta quinta-feira, o treinador falou sobre a principal ausência da lista de 23 jogadores do Brasil chamados para a Copa América Centenário: Neymar. O atacante não foi liberado pelo Barcelona para jogar duas competições com a seleção, e Dunga preferiu contar com ele nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, e não na competição continental.
"Não é preciso falar muito para saber o jogador que o Neymar é, mas temos jogadores muito competitivos, com qualidade, que já demonstraram, na seleção brasileira, a sua competência e qualidade. Nós jogamos as eliminatórias, em alguns jogos, sem o Neymar", lembrou o técnico. "Gostaríamos de contar com ele, mas, quando não for possível, temos jogadores que podem dar a resposta que queremos. A seleção tem que ser uma equipe competitiva, que busca a vitória e, principalmente, usa nosso talento. Temos jogadores que têm esse potencial do drible, da criatividade, de jogar em triangulação, de buscar o gol", acrescentou Dunga.
O técnico, no entanto, não apontou quem seriam esses jogadores. Apesar da ausência de Neymar, Dunga espera um futebol alegre na Copa América Centenário, que será realizada nos Estados Unidos. "Quando o jogador vem para a seleção brasileira, ele tem que se divertir e ser feliz. É um momento único. Quatro anos, quando você piscar o olho, passou. Tem que vir aqui, dar o melhor, se divertir, ser feliz, e, quando chegar em casa, contar as histórias na seleção", comentou.

Paranaense Heber Roberto Lopes será o árbitro brasileiro na competição

A Conmebol anunciou, nesta quinta-feira, os árbitros convocados para a Copa América Centenário deste ano. O representante brasileiro será o paranaense Heber Roberto Lopes, que viajará aos Estados Unidos para o torneio, que acontecerá entre os dias 3 e 26 de junho.
Apesar de nascido em Londrina, no Paraná, Heber, aos 43 anos, apita pela Federação Catarinense de Futebol e é um dos mais experientes árbitros do futebol brasileiro na atualidade. No torneio, ele terá a companhia dos auxiliares Kleber Gil e Bruno Boschilia, também convocados para o torneio. O Brasil também enviará Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, como reserva.
Uma boa participação no torneio continental pode aproximar Heber e os auxiliares de uma possível ida ao Mundial de 2018, na Rússia. A Copa América Centenário começará no próximo dia 3. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Haiti, Peru e Equador, adversário da estreia, no dia 4, no estádio Rose Bowl, em Pasadena.