Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 22 de maio de 2016. Atualizado �s 22h50.

Jornal do Com�rcio

Patrocínio:

Gastronomia e Vinhos

COMENTAR | CORRIGIR

Vin�colas

Not�cia da edi��o impressa de 23/05/2016. Alterada em 22/05 �s 19h27min

Salton: brinde �s baixas temperaturas

Estação é marcada por rótulos que harmonizam com sabores do frio, como o Salton Paradoxo Merlot

Esta��o � marcada por r�tulos que harmonizam com sabores do frio, como o Salton Paradoxo Merlot


SALTON/DIVULGA��O/JC
Vinho combina com o friozinho, e a Serra Gaúcha é cenário perfeito. Os roteiros da Salton convidam para um passeio por sabores premiados do terroir gaúcho. A vinícola, em Bento Gonçalves, ocupa uma área de 77 hectares e 30 mil metros quadrados construídos, mesclando beleza natural, alta tecnologia e, claro, todas as etapas de elaboração do vinho.
Um dos destaques que fazem da Salton uma atraente opção turística são as facilidades de se passear pela vinícola. Exclusivas passarelas aéreas foram construídas para possibilitar que se acompanhe todo o processo produtivo de recebimento de uvas, elaboração, engarrafamento e amadurecimento dos produtos. Nas caves subterrâneas, onde descansam os vinhos mais nobres, a atmosfera remete às adegas tradicionais dos castelos medievais. Durante a visita, os turistas ainda são surpreendidos pelo talento de artistas da região, que reproduzem nas paredes pinturas que retratam o vinho em diferentes momentos da história.
A estação das baixas temperaturas na Salton será marcada, ainda, por rótulos que harmonizam com sabores do frio. O Salton Paradoxo Merlot é um deles. Possui uma vivaz coloração bordô, aroma com notas de frutas vermelhas maduras e balsâmicas, ressaltadas por fragrâncias próprias da passagem por barricas de carvalho. Em boca, tem acidez refrescante, taninos maduros e untuosos, e a persistência gustativa é prolongada.
Os dias cinzentos, mais frequentes nesta estação, pedem vinhos com vivacidade, como o Salton Intenso Merlot & Tannat. De cor intensa e tonalidade viva, possui aromas que lembram frutos negros, ameixas pretas, cassis, amoras; e também nozes, chocolate, folhas secas, eucalipto. O sabor é profundo, de taninos marcantes. Acompanha uma lasanha de berinjela ou um filé com purê de mandioquinha e, por que não, um bom livro. "Agora, se a ideia é não perder muito tempo na cozinha, o trio vinho, amigos e queijos é sempre a melhor opção", sinaliza Monica Coletti, sommelier da vinícola. Para a ocasião, escolha queijos e embutidos variados, disponha em uma tábua acompanhados de figos frescos, oleaginosas e fatias de pão. Sirva com Salton Intenso Cabernet Sauvignon, vinho de coloração roxo intenso vivo, com aromas de ameixas pretas, amoras, framboesa, pimentão verde, especiarias, eucalipto, nozes, amêndoas, chocolate e baunilha. Potente na boca, com excelente tanino e corpo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia