Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Maio de 2016 às 21:43

Calçadistas esperam alta de vendas no SICC

Evento reúne 350 expositores, que juntos representam 1,4 mil marcas

Evento reúne 350 expositores, que juntos representam 1,4 mil marcas


DINARCI BORGES/DIVULGAÇÃO/JC
As principais marcas brasileiras de calçados e acessórios estarão reunidas na próxima semana no SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado. Realizada de 23 a 25 de maio, a feira sediada em Gramado servirá como um termômetro para os próximos meses.
As principais marcas brasileiras de calçados e acessórios estarão reunidas na próxima semana no SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado. Realizada de 23 a 25 de maio, a feira sediada em Gramado servirá como um termômetro para os próximos meses.
Projeções do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) apontam que mesmo em um ano conturbado, o setor aumentará sua produção em 3,5%, passando dos 855 milhões produzidos em 2015 para 885 milhões neste ano. Em se tratando de rentabilidade, o crescimento é ainda mais expressivo. O IEMI projeta incremento do faturamento de 12%. O mercado nacional continuará sendo o principal destino da produção, com um indício de reaquecimento do consumo. O varejo local deve aumentar suas vendas de 767 milhões para 783 milhões de pares. As exportações também devem crescer em um nível acentuado, fazendo com que as marcas brasileiras cheguem a um número mais expressivo de mercados.
O SICC será responsável por apresentar ao varejo as coleções de primavera e verão 2016/2017. A estação reponde por 70% da produção nacional, e a feira é tradicionalmente um momento de encaminhar as vendas de parte desse montante. "Sabemos que esse não será um ano fácil para a economia brasileira, mas o varejo sabe que precisará investir em moda, em vitrines com novidades, para garantir as vendas de final de ano. O SICC tem uma data privilegiada nesse sentido, garantindo os produtos que serão comercializados pelo lojista no segundo semestre", explica Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC.
Nesta edição serão 350 expositores, que juntos representam 1,4 mil marcas. Isso garante ao SICC uma representatividade do que é fabricado no País acima dos 80%. As marcas expostas no Serra Park dão ao varejista opções em produtos para diferentes segmentos, com calçados e acessórios masculinos, femininos, esportivos e infantis.
A indústria gaúcha tem motivos para comemorar o bom momento em sua relação com o mercado internacional. Nos três primeiros meses deste ano as fábricas do Rio Grande do Sul enviaram para o exterior 6,46 milhões de pares, volume 44% maior ao que foi exportado no mesmo período do ano passado de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados). Já o IEMI projeta que as exportações brasileiras nesse ano passem de aproximadamente 122 milhões de pares no ano passado para 130 milhões em 2016. Contribuindo para essas estimativas positivas, o SICC viu aumentar a procura de compradores estrangeiros por participar da feira. Neste ano, serão 200 importadores que vêm de 46 países.
O câmbio com dólar valorizado tem feito com que o lojista compre prioritariamente do produtor nacional, tendência que vem crescendo desde o ano passado. Segundo a Abicalçados, em 2015 entraram no Brasil 33,26 milhões de pares ao custo de US$ 481 milhões, o que representa uma queda de 9,6% no volume e de 14,3% em termos de valores em relação a 2014.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO