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Energia

- Publicada em 09 de Maio de 2016 às 18:55

Interrupções no fornecimento de luz geram compensações

Valor chegou a R$ 646,4 milhões

Valor chegou a R$ 646,4 milhões


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Os consumidores foram compensados em R$ 646,4 milhões por interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorridos em 2015. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, foram pagas 124,4 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (Dmic) e Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por unidade consumidora (Dicri).
Os consumidores foram compensados em R$ 646,4 milhões por interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorridos em 2015. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, foram pagas 124,4 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais de Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (Dmic) e Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por unidade consumidora (Dicri).
A quantidade de compensações não é necessariamente igual ao número de consumidores compensados, uma vez que um mesmo consumidor pode ser compensado mais de uma vez no ano, esclarece a agência. As informações constam do balanço consolidado pela Aneel a partir da documentação enviada pelas concessionárias de distribuição do País. Os dados encaminhados pelas empresas são passíveis de verificação pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE).
A concessionária que mais compensou os consumidores em 2015 foi a Eletropaulo (SP), com um valor total de R$ 116,6 milhões. A segunda foi a Celg (GO), que concedeu R$ 98,4 milhões em descontos nas faturas; a terceira, Ampla (RJ), que devolveu R$ 55,2 milhões aos consumidores; a quarta, Light (RJ), que compensou R$ 43,8 milhões; e, por fim, a Coelba (BA), que, com R$ 41,1 milhões, fecha a lista das cinco concessionárias que mais compensaram consumidores por falta de energia.
As empresas CEA (AP) e CERR (RR) não enviaram as informações à agência e, por isso, são passíveis de aplicação de multa pelo não envio de indicadores. As distribuidoras Celpa (PA), EMT (MT) e ETO (TO) passaram por plano de recuperação após a transferência do controle societário. Portanto, os recursos das compensações foram destinados para a realização de investimentos nas áreas de concessão dessas empresas até as próximas revisões tarifárias, conforme determinaram as Resoluções Autorizativas nº 3.731, de 30 de outubro de 2012 (Celpa), nº 524, de 18 de dezembro de 2012, e nº 4.463, de 17 de dezembro de 2013 (EMT e ETO)
A Aneel estabelece limites para os indicadores de continuidade individuais (DIC, FIC, Dmic e Dicri). Quando há violação desses limites, a distribuidora deve compensar financeiramente a unidade consumidora.

Petrobras antecipa financiamento de US$ 1 bilhão com banco chinês

A Petrobras informou ontem, através de nota oficial, a antecipação de financiamento de US$ 1 bilhão junto ao banco de fomento à importação e exportação da China. Na nota, a estatal informa ter assinado "um Termo de Compromisso com o China Exim Bank (Export-Import Bank of China) contendo os principais termos e condições para um financiamento de US$ 1 bilhão".
A Petrobras informa, ainda, que "já foi iniciada a negociação do contrato definitivo do financiamento, que representa uma antecipação da captação de recursos prevista para 2017".
O acordo está relacionado a contratos de fornecimento de equipamentos e serviços, já firmados pela Petrobras com fornecedores chineses, para atendimento aos projetos da companhia previstos no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019. Segundo a Petrobras, a operação faz parte da estratégia financeira da Petrobras de diversificar suas fontes de financiamento.