Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Maio de 2016 às 08:41

Bolsas da Ásia e do Pacífico fecham sem direção única

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta terça-feira (3), com fortes ganhos na China e Austrália e outros mercados pressionados por dados fracos da indústria chinesa.
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta terça-feira (3), com fortes ganhos na China e Austrália e outros mercados pressionados por dados fracos da indústria chinesa.
Em Sydney, onde fica a principal bolsa da Oceania, o índice australiano S&P/ASX 200 subiu 2,1%, a 5.353,80 pontos, atingindo o maior patamar desde 28 de outubro do ano passado. O rali veio após o RBA, como é conhecido o Banco Central da Austrália, decidir reduzir sua principal taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, à nova mínima histórica de 1,75%, numa tentativa de lidar com a inflação baixa no país e a valorização do dólar australiano, que reagiu em forte baixa à decisão. O corte de juros do RBA foi o primeiro em um ano.
Na China, o Xangai Composto avançou 1,9%, a 2.992,64 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, teve ganho ainda mais expressivo, de 2,9%, a 1.929,03 pontos. Ontem, os mercados chineses não operaram devido a um feriado local.
Analistas atribuem a valorização em Xangai e Shenzhen a comentários feitos na última sexta-feira pelo presidente chinês, Xi Jinping, sobre ter planos de manter um "desenvolvimento saudável do mercado acionário".
Na ocasião, Xi liderou uma reunião do Comitê Permanente do Politburo, principal órgão decisório do Partido Comunista da China, durante a qual foi defendida o "fortalecimento da supervisão dos mercados para proteger os interesses dos investidores", segundo a agência de notícias estatal Xinhua. Os principais líderes chineses raramente dão demonstrações públicas de apoio ao mercado de ações.
Novos dados sobre a indústria da China, no entanto, voltaram a causar preocupações sobre o desempenho econômico da segunda maior economia do mundo.
No fim de semana, números oficiais mostraram que a atividade manufatureira chinesa cresceu em abril, mas em ritmo mais fraco do que em março. Ontem à noite, pesquisa da Caixin Media/Markit Economics, por sua vez, apontou contração mais intensa na atividade do mês passado. O levantamento oficial e a sondagem alternativa da Caixin usam metodologias diferentes.
Em Hong Kong, os investidores também voltaram de um feriado ontem e receberam os fracos indicadores chineses com desânimo. O índice Hang Seng, da bolsa local, caiu 1,85%, a 20.676,94 pontos, contrastando com o desempenho dos mercados na China continental. Também em Taiwan, o dia foi negativo, com queda de 1% no Taiex, a 8.294,12 pontos. O recuo do índice taiwanês foi o quarto consecutivo.
Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi subiu 0,42% em Seul, a 1.986,41 pontos, enquanto o filipino PSEi teve leve baixa de 0,10%, a 7.046,57 pontos.
No Japão, a bolsa não operou devido a um feriado de três dias. Os negócios em Tóquio serão retomados na sexta-feira.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO