No prazo de um ano, a General Motors e a Lyft deverão começar a testar, em vias públicas norte-americanas, uma frota de táxis elétricos Chevrolet Bolt que dispensam motorista, segundo o The Wall Street Journal. Recentemente, a GM investiu US$ 500 milhões na Lyft, uma empresa de serviços que compete com a Uber Technologies. As informações da publicação dão conta de que o projeto se valerá do know how da Cruise Automation, desenvolvedora de tecnologia de direção autônoma que foi adquirida recentemente pela companhia automobilística. A General Motors é a primeira grande montadora a investir em um serviço de transporte privado urbano como o da Lyft. Com tais iniciativas, a GM pretende fazer frente ao Uber, que se prepara para atuar com veículos autônomos a partir de 2020, e também ao Google, que já investe na tecnologia e que acaba de firmar uma colaboração com a Fiat Chrysler Automobiles nesse campo. Pelo acordo, engenheiros das duas empresas trabalharão em conjunto para integrar a direção autônoma à minivan Chrysler Pacifica Híbrida. É a primeira vez que o Google atua diretamente com um fabricante de automóveis para instalar seu sistema de automação, incluindo sensores e software, em um carro de passeio.
Comerciais leves
As picapes Fiat Strada e Toro lideraram as vendas de comerciais leves no Brasil em abril, ocupando a primeira e a segunda colocações do ranking, com 5.427 e 3.954 unidades vendidas, respectivamente. A Strada é líder do seu segmento há 15 anos, enquanto a Toro, lançada em fevereiro, rapidamente se consolida como um sucesso comercial.
Em Dubai
As fabricantes de autopeças Fras-le, Controil e Suspensys participarão da 14ª edição da Automechanika Dubai, de 8 a 10 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes. O objetivo é fortalecer as vendas e ampliar a atuação nesse mercado.
Novo canal
Há 34 anos no ar de forma ininterrupta, o programa Veículos & Velocidade, especializado no setor automotivo, estreia neste sábado na POA TV, canal 6 da NET, às 11h30. Mais antigo do gênero no Brasil, o programa, dirigido e apresentado por Celso Ferlauto, está com nova produção e identidade visual reformulada.
Encontro setorial
Com o objetivo de incentivar a troca de informações e experiências sobre o mercado de reposição e serviços automotivos, a Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças (Asdap) promove, no dia 9 de maio, o 3º Painel Asdap. Os temas do encontro são o potencial de mercado do Sul do País e as oportunidades para a reposição independente. Mais informações e inscrições pelo e-mail
[email protected] ou pelo telefone (51) 3059-8034.
Pleiteando isonomia
As 18 filiadas da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) faturaram, em abril, 2.856 modelos importados, queda de 13,9% em relação a março e de 45,8% frente ao mesmo mês de 2015. No acumulado de 2016, cujo volume atingiu 12.716 unidades emplacadas, houve 44,6% de retração na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado. Os números, desoladores para o segmento, fizeram a entidade passar a defender, junto ao governo federal, tratamento isonômico ao dos veículos nacionais - ou seja, isenção da taxação de 30% do IPI, devido ao risco de as operações de importação se desestruturem por completo no País.