Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 04 de Maio de 2016 às 19:22

Cama...


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A população de moradores de rua garimpa locais para dormir e se resguardar da intempérie, espaços que vão minguando na proporção direta do aumento desta população. Mas há que ser criativo. O da foto aproveitou o, digamos assim, nicho do mercado, o recuo do prédio do Banco do Brasil na rua Uruguai, feito sob medida para acomodar cama e colchão.
A população de moradores de rua garimpa locais para dormir e se resguardar da intempérie, espaços que vão minguando na proporção direta do aumento desta população. Mas há que ser criativo. O da foto aproveitou o, digamos assim, nicho do mercado, o recuo do prédio do Banco do Brasil na rua Uruguai, feito sob medida para acomodar cama e colchão.

...e comida


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O sentimento de solidariedade se expressa sob várias formas, alguns com muita criatividade. Caso desta geladeira colocada na altura do número 179 da rua Irmão José Otão, quase esquina com a Barros Cassal. Os passantes e moradores da região colocam alimentos nela, e os sem-teto os tiram para acalmar o estômago, às vezes bem mais que isso. Palmas gerais.

Eleições em livro

Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos lançou o livro "Campanha Eleitoral - Teoria e Prática" (Verbo Jurídico). Aborda as possibilidades de pré-campanha, propaganda eleitoral, doações, prestações de contas, entre outros assuntos à luz da nova legislação.
 

Aves de arribação

Neste ano eleitoral, as transmissões diárias das últimas semanas das sessões legislativas e a cobertura de atos oficiais funcionam como maternidade de criação de papagaios de pirata. Já beiram a superpopulação. Podem tranquilamente fundar uma associação, primeiro passo para criação de um sindicato.
 

Tão alegres que fomos...

...tão tristes que voltamos. Dados da Fiergs mostram que a recuperação do Índice de Desempenho Industrial, que, em fevereiro, registrou crescimento de 1,2%, não se confirmou em março. Na comparação com o mês anterior, ocorreu um recuo de 1,4%, excluídos os efeitos sazonais.
 

Meio a meio

Metade dos brasileiros não é a favor da vinda de trabalhadores estrangeiros para o Brasil. É um dos dados da pesquisa com 68.595 entrevistados em 69 países feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research. A média mundial é 57% a favor. As populações que mais apoiam a imigração de trabalhadores são as da China (81%), Etiópia (76%) e Paquistão (75%).
 

Lá e cá

O Munich Airport lançou um terminal satélite - o primeiro da Alemanha. Com isso, o único aeroporto cinco estrelas da Europa introduz, mais uma vez, novos padrões de serviço de excelência, conforto dos passageiros e sustentabilidade, parceria com a Lufthansa. São 27 novos pontos de embarque.

Enquanto isso...

...um estado meridional de um certo país em crise recebe uma brisa de alento. O ministro da Aviação Civil, Carlos Gabas (?), promete lançar, ainda nesta semana, o edital de leilão para a concessão do aeroporto Salgado Filho, cujas obras, ao longo do tempo, permitiam chamá-lo de vagalume: acende e apaga. Oremos.

Outra visão do abismo I

Sentimento raro entre economistas, mas ainda existe. O presidente do Conselho da Foton no Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, é otimista. Na palestra que fez no Tá na Mesa (matéria nesta edição), creditou a desesperança à atual geração pós-Real, que não pegou crises como a inflação de 12% ao dia dos anos antes do Plano Real. Então ele não acha que seja o fim do caminho.

Outra visão do abismo II

Mendonça de Barros também navegou no mar político para demonstrar um erro estratégico do ex-presidente Lula (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT). Como 30% dos que trabalham estão na informalidade e não pagam impostos e encargos como os outros 70% - que enxergam a presidente como inimiga, como mostram as pesquisas -, Dilma e Lula deveriam focar apoio nesta fatia, e não apenas nos movimentos sociais.

Miúdas

  • FOTOS de emaranhados de fios na Capital estão na lista dos temas mais sugeridos por leitores.
  • COM ou sem preservação da garganta para entrar com tudo na votação do Senado, indiscutivelmente Lula feneceu.
  • INEXPLICÁVEL: saturar o quarto de dormir com repelentes em vez de cambiar para o bom e velho mosquiteiro.
  • MESMO antes da aproximação do Dia das Mães, os camelôs voltaram a lotear a Rua da Praia.

Finais

  • LUIZ Fernando Furlan faz palestra amanhã/CIEE-RS no Almoço Empresarial Lide.
  • TUPANDI passará a contar com o Sesi Indústria do Conhecimento - centro multimeios, composto por biblioteca e computadores com acesso à internet.