Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Maio de 2016 às 18:46

A rede e a prancha


FERNANDA BOFF /DIVULGAÇÃO/JC
Movimentos de surfistas pedindo a demarcação de área para praticar este esporte não são de hoje. Agora, os surfistas fundaram a Associação de Surf de Rondinha, para lutar pela implantação e demarcação de uma área de surf. Há muitas controvérsias cercando o assunto, mas um número é decididamente tenebroso: a falta de demarcação de surf e pesca no Litoral gaúcho já causou a morte de 49 surfistas ao longo do tempo.
Movimentos de surfistas pedindo a demarcação de área para praticar este esporte não são de hoje. Agora, os surfistas fundaram a Associação de Surf de Rondinha, para lutar pela implantação e demarcação de uma área de surf. Há muitas controvérsias cercando o assunto, mas um número é decididamente tenebroso: a falta de demarcação de surf e pesca no Litoral gaúcho já causou a morte de 49 surfistas ao longo do tempo.

Os piadistas

Com a correção da tabela do IR anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT), quem ganha até R$ 1.999,18 não vai pagar imposto de renda em 2017. Com esse salário ninguém vive, se arrasta.

Em uma galáxia...

...muito distante, a Eurolibor, a taxa Selic da zona do euro, caiu tanto que causa embaraço: teoricamente os bancos teriam que pagar para emprestar dinheiro. Estuda-se maneira para contornar a situação criada.

Ao avesso

Convém não esquecer que, em matéria de palavras de ordem e bordões para enfatizar alguma causa, o que parece muito bom pode ser um tiro no pé. Por exemplo, o "não vai ter golpe" deveria ser usado pela oposição e não pelos governistas. A oposição não soube aproveitar a deixa de forma consistente.

Tecnologia Mr. Bean

Essa história do atentado contra o prédio do DEM em Porto Alegre é de cabo de esquadra. Ligar para uma rádio para contar que jogaram três coquetéis Molotov, mas que nenhum pegou é desmoralizar o terrorismo.

Novidade JC

O caderno principal do JC impresso circula hoje com 28 páginas e o digital com 29. Uma surpresa para o leitor e uma novidade para o anunciante, que pode aproveitar as inúmeras oportunidades de exposição para a sua marca no ambiente digital.

Rebaixamento aéreo

De todas as más notícias que marcaram a semana passada, duas se destacaram. 1) A desativação, por falta de repasses do governo federal, de 11 dos 23 radares meteorológicos da Aeronáutica; 2) Devido a incidentes envolvendo aeronaves e balões, a International Federation of Air Line Pilot's Association rebaixou o Brasil para a classificação black star (criticamente deficiente).

Perigo na rejeição

Prefeitos e vereadores candidatos à reeleição devem ter cuidado redobrado para que a vitórias nas urnas não seja transformada em derrota na Justiça devido à rejeição das contas pelo Tribunal de Contas do Estado. O alerta foi feito por Gabriela Rollemberg, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB. Então, sempre é bom abrir o olho antes, durante e depois.

O Perón brasileiro


FERNANDA BOFF /DIVULGAÇÃO/JC
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/05/02/206x137/1_cco_8084-484762.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'572794b1e7784', 'cd_midia':484765, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/05/02/480x320/1_cco_8084-484762.jpg', 'ds_midia': ' pg3 adolfo pérez esqiivel prêmio nobel da paz -Diogo Baigorra  ', 'ds_midia_credi': 'DIEGO BAIGORRA /DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' pg3 adolfo pérez esqiivel prêmio nobel da paz -Diogo Baigorra  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
Diego Baigorra/Divulgação/JC
O deputado estadual Adão Villaverde (e), do PT, convidou Adolfo Pérez Esquivel (c) e os parlamentares que recepcionaram o Prêmio Nobel da Paz de 1980 a realizarem o registro oficial na visita posando diante da imagem do ex-presidente Getulio Vargas, que o visitante argentino considera o "Perón brasileiro", como fez questão de frisar. Originalmente, o retrato estava no centro da sala, mas deu lugar ao tribuno Gaspar da Silveira Martins. Entrevista exclusiva com Esquivel.

Por falar em Silveira Martins...

O ex-presidente provincial Gaspar da Silveira Martins (1835-1901) era um tribuno como poucos. São dele as lapidares expressões "Quem está montado na razão não precisa de esporas" e "Ideias não são metais que se fundem".
 

Miúdas

  • LEILÃO de índices construtivos da prefeitura da Capital, que seria realizado hoje, foi adiado. Matéria nesta edição.
  • TRÂNSITO pesado para uma segunda-feira e faltando quatro dias para o pagamento dos salários.
  • BOLINHAS usadas nos sorteios de Mega Sena adoram os números 11 e 13 ou os dois juntos.
  • NOTÁVEL a diferença entre os dias elétricos da votação do impeachment e agora, prestes a ele se materializar.

Finais

  • ASSOCIAÇÃO Riograndense de Propaganda (ARP) anuncia a volta do Clube de Criação do Rio Grande do Sul. Reunião amanhã/19h na rua Tobias da Silva, 120.
  • ASSOCIAÇÃO dos Oficiais da BM realiza eleições amanhã/Clube Farrapos a partir das 9h.