Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 30 de maio de 2016. Atualizado �s 11h09.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

M�SICA

Not�cia da edi��o impressa de 30/05/2016. Alterada em 30/05 �s 11h09min

Projeto Unim�sica recebe Maria Beth�nia

Ingressos para apresenta��o de Maria Beth�nia na quinta-feira j� est�o dispon�veis

Ingressos para apresenta��o de Maria Beth�nia na quinta-feira j� est�o dispon�veis


YASUYOSHI CHIBA/AFP/JC
Ricardo Gruner
Tem início, nesta semana, a temporada 2016 do projeto Unimúsica - a 35ª edição do projeto desenvolvido pela Ufrgs. Até novembro, o Salão de Atos da universidade (Paulo Gama, 110) receberá mensalmente nomes consagrados em uma programação que tem como tema Sobre a palavra futuro.
A abertura na quinta-feira, às 20h, apresenta como atração a cantora Maria Bethânia, com o show Bethânia e as palavras. O espetáculo tem entrada franca mediante a troca de um livro em bom estado pelo ingresso. A retirada começa hoje, no mezanino no Salão de Atos, das 9h às 18h. São permitidos dois ingressos por pessoa.
Na sequência do cronograma do projeto, o mesmo palco vai receber um time formado por Juçara Marçal, Marlui Miranda, Karina Buhr e um show coletivo das gaúchas Vanessa Longoni, Gisele de Santi, Gutcha Ramil e Carina Levitan. Para fechar o calendário, em novembro, será a vez de outra referência da música brasileira - Elza Soares.
Conforme Lígia Petrucci, à frente do Unimúsica desde o ano de 2002, a seleção - composta somente por mulheres é tanto um diálogo com a premissa do evento de 2016 quanto uma resposta à edição de 2015, quando apenas homens se apresentaram dentro do projeto. "Embora a questão do gênero não esteja à frente na programação, porque a proposta é indagar sobre a palavra futuro, ela é um tópico fundamental quando se pensa no que está por vir", afirma a organizadora.
Ainda segundo Lígia, foram convidadas artistas com espetáculos provocativos. Marlui, por exemplo, se dedica há anos à pesquisa da música indígena, e é "impossível falar sobre futuro no Brasil sem considerar essas culturas", conforme a realizadora. Já Juçara tem um trabalho sobre a morte, algo para se elaborar quando se pensa no vindouro. "E Elza é a artista de mais idade, mas tem capacidade de reinvenção, superação e de surpreender. O futuro não é só dos jovens", expõe ela, citando que o espetáculo coletivo das revelações gaúchas completa um cenário de mistura de gerações.
O passado, entretanto, não ficou de fora das atividades do Unimúsica. Está previsto para o final do ano um livro com a história recente do projeto. "Em 2002, lançamos uma publicação (que incluía um CD encartado) sobre essa iniciativa e outros projetos vinculados ao Unicultura. A ideia agora é retomar a história de onde paramos", completa a organizadora, mencionando também o lançamento de um hotsite para esta semana.

Ode �s palavras

Maria Bethânia volta a Porto Alegre após duas paradas no ano passado - uma com o show Abraçar e agradecer e outra com a apresentação da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no qual ela foi a personalidade homenageada. Dessa vez, ela traz à cidade outro espetáculo conhecido, mas um pouco mais antigo: Bethânia e as palavras já esteve na programação do Porto Alegre Em Cena, em 2011, mas, desde então, deu origem ao livro e DVD Caderno de poesia - lançado no fim de 2015.
No espetáculo, a cantora interpreta obras literárias e musicais de escritores, poetas e músicos que trabalham com a língua portuguesa. A enorme lista é composta por nomes como Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Fausto Fawcett, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Luiz Gonzaga, Manuel Bandeira e Maria Isabel Velloso, entre outros.
O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2009 em Minas Gerais - mesmo estado em que foram registrados vídeo e áudio do DVD, em 2013.

Unim�sica 2016

Programação completa
  • 2 de junho: Maria Bethânia - Bethânia e as palavras
  • 7 de julho: Juçara Marçal - Encarnado
  • 4 de agosto: Marlui Miranda - Fala de bicho, fala de gente
  • 1 de setembro: Karina Buhr - Selvática
  • 6 de outubro: Gisele de Santi, Gutcha Ramil, Vanessa Longoni e Carina Levitan - Sobre a palavra futuro
  • 3 de novembro: Elza Soares - A mulher do fim do mundo
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia