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JC Logística

- Publicada em 23 de Maio de 2016 às 16:13

Concessões podem render R$ 110,4 bilhões

Uma das mais importantes rodovias da região, a BR-476 faz ligação dos estados do Paraná e Santa Catarina

Uma das mais importantes rodovias da região, a BR-476 faz ligação dos estados do Paraná e Santa Catarina


DANIEL DEREVECKI/FOTOARENA/FOLHAPRESS/JC
O governo do presidente em exercício Michel Temer tem em mãos um levantamento preliminar de uma centena de novas concessões e 40 renovações de contratos da área de transportes que estão maturados para serem deslanchados nos próximos dois anos, caso o afastamento definitivo de Dilma Rousseff seja aprovado pelo Senado. O panorama feito pelas agências reguladoras aponta investimentos da ordem de R$ 110,4 bilhões em aeroportos, rodovias, portos e ferrovias.
O governo do presidente em exercício Michel Temer tem em mãos um levantamento preliminar de uma centena de novas concessões e 40 renovações de contratos da área de transportes que estão maturados para serem deslanchados nos próximos dois anos, caso o afastamento definitivo de Dilma Rousseff seja aprovado pelo Senado. O panorama feito pelas agências reguladoras aponta investimentos da ordem de R$ 110,4 bilhões em aeroportos, rodovias, portos e ferrovias.
Essas concessões vão ser embaladas pelo programa Crescer, que será lançado pela secretaria do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), comandado por Moreira Franco. Vão ser incluídos também projetos da área de energia e de petróleo. A meta da secretaria é fazer ajustes nos projetos á estruturados pela equipe da presidente afastada Dilma Rousseff.
Entre as modificações está a flexibilidade nas taxas de retorno, sempre puxadas para baixo pelo governo anterior, e a ausência obrigatória das estatais Infraero e Valec nos leilões de aeroportos e ferrovias, por exemplo. Alguns projetos que estavam sendo estruturados para serem leilões comuns devem virar Parceria Público-Privada (PPP).
Moreira Franco já teve as primeiras reuniões com investidores e a cúpula do ministério dos Transportes. Também se reuniu com os representantes do movimento empresarial Brasil Competitivo. Segundo ele, o esforço é aumentar a concorrência para que agentes financeiros e bancos sejam acionados para participarem do financiamento do longo prazo dos empreendimentos.
Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, um dos retrocessos mais relevantes, nos últimos anos, no Brasil foi a instabilidade de regras, que influenciou negativamente os investimentos. Em rodovias, o governo Temer prevê a concessão de 19 novos trechos, quatro deles prontos para fazer parte do primeiro lote dos leilões, com investimentos de R$ 18,3 bilhões.
Fazem parte desse primeiro lote as BRs-476/153/282/480, do Paraná a Santa Catarina, para escoar a produção de grãos, aves e suínos; a BR-364, com o objetivo de conectar a região produtora de grãos do Sul de Goiás ao Triângulo Mineiro; a BR-364/060, entre Mato Grosso e Goiás, para escoar a produção do Centro-Oeste para os portos; e a BR-163, entre Mato Grosso e Pará, para facilitar o escoamento de grãos. Também estão na lista outras nove renovações de concessoes, que poderão gerar até R$ 15 bilhões em forma de outorgas e de investimentos. Entre elas, a Nova Dutra, a Fernão Dias e a Nova Subida para Petrópolis, no Rio.
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