Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 02 de Maio de 2016 às 15:03

Porto Alegre das inovações sustentáveis é desconhecida

Um pesquisador estrangeiro veio passar uma temporada em Porto Alegre e ficou impressionado com coisas que acontecem por aqui. Perguntava ele: Porto Alegre está tão longe do centro de poder (Brasília), do centro econômico do País (São Paulo), do centro cultural (Rio de Janeiro) e das praias do Nordeste, como ainda assim consegue:
Um pesquisador estrangeiro veio passar uma temporada em Porto Alegre e ficou impressionado com coisas que acontecem por aqui. Perguntava ele: Porto Alegre está tão longe do centro de poder (Brasília), do centro econômico do País (São Paulo), do centro cultural (Rio de Janeiro) e das praias do Nordeste, como ainda assim consegue:
  • Atrair uma boa quantidade de alunos estrangeiros para fazer intercâmbio nas suas universidades?
  • Receber tantos shows internacionais? (Porto Alegre só perde para São Paulo e Rio de Janeiro em termos de realização de megaeventos)
  • Ter inúmeras organizações que promovem atividades inovadoras? Aqui, alguém aluga uma casa, acha que é muito grande para a sua necessidade, então resolve compartilhar parte desta casa. Resultado, pouco tempo depois, lá estão 15 empresas ocupando aquele espaço! Um prédio antigo, abandonado, sem recuperação, rapidamente se transforma num espaço onde trabalham artistas e empreendedores criativos!
O que mais impressionou o tal pesquisador, foi a capacidade criativa e inovadora deste povo, que mesmo sem o apoio do poder público, faz as coisas acontecerem. Entre as inovações pouco conhecidas da população, destaco projetos como o do "carro elétrico para uso compartilhado". Sim, se os órgãos licenciadores não atrapalharem, talvez já em 2017 os porto-alegrenses não precisarão ir a Paris para poder retirar um carro elétrico num ponto da cidade e devolvê-lo em outro, usando apenas um aplicativo, como o BikePOA.
Outro projeto interessante é a "Zona de Inovação Sustentável", a região que engloba parte dos bairros Floresta e Independência, que até 2030 pretende transformar Porto Alegre na cidade mais sustentável da América Latina. Ideia maluca? Sim, estes projetos surgem de pessoas idealistas e, inicialmente, são vistas como inviáveis, mas com a adesão de mais pessoas, de empresas e dos órgãos públicos, se tornam realidade.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre existem três parques científicos tecnológicos que são ambientes de inovação e já atraíram empresas multinacionais. Aliás, parece que a novidade é a aproximação da "inovação tecnológica" da "preocupação com o meio ambiente". Porto Alegre da Agapan, com Lutzenberger e seus companheiros, foi pioneira no Brasil nas questões ambientais. Agora poderá ser destaque nas inovações sustentáveis.
A Virada Sustentável foi o mais recente acontecimento que organizou um seminário internacional, conscientizou a população e promove, em parceria com a Fundação Gaia, o Prêmio "Boas Ideias de Sustentabilidade", que está com inscrições abertas até 15 de maio, no site da Virada. Certamente, teremos mais algumas dezenas de boas ideias e bons projetos. Não precisamos esperar que alguém de fora nos mostre o nosso potencial, está na hora de reconhecermos e darmos o devido valor para as inovações sustentáveis e iniciativas inovadoras locais. Tem muita coisa boa acontecendo em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO