A nova operação se iniciará no segundo semestre deste ano. A planta instalada na capital do estado do Amazonas fará a nova BMW G 310 R, além dos demais oito modelos já montados no País.
A previsão da companhia é de que mais de 10 mil unidades saiam da linha de produção brasileira em 2017, contribuindo para o crescimento da participação local da marca alemã. A fábrica própria substituirá a atual operação da BMW Motorrad, também localizada em Manaus, que funciona em parceria com a Dafra Motos, em atividade desde 2009.
O Brasil é considerado um mercado de motocicletas estratégico para o BMW Group. Com a chegada do modelo G 310 R, prevista para o final de 2016, a marca se posicionará estrategicamente em um segmento significativo: o de motos abaixo de 500 cilindradas.
"O modelo G 310 R desempenhará um papel fundamental na atração de novos consumidores para a marca", diz Stephan Schaller, presidente mundial da BMW Motorrad.
Segundo a empresa, a transição da operação conjunta com a Dafra Motos para a independente ocorrerá de maneira gradual, não prejudicando o fornecimento de produtos ao mercado nacional.
"A nova fábrica reforça a relevância do Brasil nas estratégias do BMW Group em médio e longo prazos. Temos expectativas positivas em relação ao País", afirma Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.
O objetivo da marca é comercializar 200 mil motocicletas por ano no mundo até 2020. Para tanto, continua ampliando sua presença onde já atua e tem ingressado em novos mercados na Ásia e na América do Sul.