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Opinião

- Publicada em 21 de Abril de 2016 às 16:41

O cliente não sumiu

Se o nosso objetivo é sair da crise, precisamos parar de cavar o poço e tomar decisões duras e ousadas que postergamos, já faz um bom tempo. O desafio, mas também a oportunidade, é usarmos a crise como um trampolim para buscarmos a nossa salvação profissional. Talvez nunca fizéssemos isso sem a pressão da crise econômica por que passa o nosso País. Em épocas de recessão econômica como estamos vivendo, é comum ouvir queixas de que os clientes sumiram. E sumiram para aqueles profissionais que por medo não inovam e seus negócios. O fato é que os clientes ficaram mais exigentes e estão pensando várias vezes antes de contratar os serviços de um profissional. Chorar pelo cliente que teima em não bater em nossa porta? Não vai adiantar muito.
Se o nosso objetivo é sair da crise, precisamos parar de cavar o poço e tomar decisões duras e ousadas que postergamos, já faz um bom tempo. O desafio, mas também a oportunidade, é usarmos a crise como um trampolim para buscarmos a nossa salvação profissional. Talvez nunca fizéssemos isso sem a pressão da crise econômica por que passa o nosso País. Em épocas de recessão econômica como estamos vivendo, é comum ouvir queixas de que os clientes sumiram. E sumiram para aqueles profissionais que por medo não inovam e seus negócios. O fato é que os clientes ficaram mais exigentes e estão pensando várias vezes antes de contratar os serviços de um profissional. Chorar pelo cliente que teima em não bater em nossa porta? Não vai adiantar muito.
Se quisermos continuar trabalhando e dando emprego é preciso fazer algo. Esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas com certeza não vai acontecer. É necessário identificarmos novas tendências e oportunidades que estão surgindo nestes tempos de crise. Mantenha-se atualizado, comece lendo diariamente jornais, revistas e sites especializados na sua área. Reveja os processos, faça constantemente análise criteriosa de custos e busque parcerias e profissionais que possam contribuir para o seu sucesso. Encare o momento atual como um desafio.
Ficar lamentando e relembrando situações passadas em que o cliente batia na porta de seu escritório não vai adiantar em nada para situação que estamos passando. Chegou a hora de conhecer o nosso cliente, propondo orientações e soluções para a sua proteção e bem-estar, onde a nossa expertise será o grande diferencial profissional. Concluindo, devemos estar unidos e abertos para sugestões de nossos colaboradores e colegas, afinal todos nós estamos no mesmo barco que, à deriva, enfrenta uma grande tormenta em alto mar.
Advogado
 
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