Porto Alegre, domingo, 03 de abril de 2016. Atualizado às 22h20.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
33°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5600 3,5620 0,97%
Turismo/SP 3,5800 3,7700 0,53%
Paralelo/SP 3,5800 3,7700 0,53%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

artigo Notícia da edição impressa de 04/04/2016. Alterada em 03/04 às 18h26min

Porto Alegre no caminho da sustentabilidade

David Santos de Freitas

Incorporar a sustentabilidade está se tornando, cada vez mais, uma obrigação de qualquer cidadão. O conceito vem sendo discutido desde 1987, com a publicação do documento intitulado Nosso Futuro Comum, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse relatório foi o primeiro a assumir a inviabilidade do modelo vigente e moldar o primeiro conceito de desenvolvimento sustentável, onde o desenvolvimento atual precisa suprir as necessidades da geração presente, sem prejudicar as futuras gerações. Atualmente, ainda de acordo com a ONU, para que possamos ser cidadãos sustentáveis é preciso pensar de maneira economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta, contemplando os três pilares da sustentabilidade. Porto Alegre embarcou, pela primeira vez, na Virada Sustentável, movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade, que envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas e instituições de ensino. A Instituição Educacional São Judas Tadeu, desde 2014, conta com um forte e reconhecido projeto, o Núcleo de Sustentabilidade (NUS). Este grupo, composto de alunos e professores, visa à transformação da instituição em um local sustentável, onde seja possível a mudança de atitudes cotidianas e que todos os envolvidos se tornem protagonistas e multiplicadores de práticas sustentáveis, promovendo, assim, mudanças na população. A instituição contribui para este novo formato de sociedade sendo ponto de coleta de óleo de cozinha usado, sacolas plásticas e material eletrônico. O São Judas na Virada Sustentável ocorreu dia 1 de abril, envolvendo seus alunos em atividades para o começo de um ano repleto de ações voltadas para a melhoria da instituição e da qualidade de vida da comunidade através de práticas sustentáveis. Chegou a hora, seja sustentável!
Professor orientador do Núcleo de Sustentabilidade da São Judas Tadeu
 
COMENTÁRIOS


DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Acupuntura e os profissionais de saúde
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito5), vem a público manifestar-se quanto ao artigo "Acupuntura e a lei no Brasil"
Herói e heroísmo construídos pela imprensa
Não existe herói forte o suficiente ao enfrentamento às questões pontuais do País
ICMS da internet nas empresas do Simples
Segundo consultorias especializadas, o e-commerce brasileiro registrou aumento nominal de 16% no primeiro semestre de 2015, ante mesmo período de 2014, e faturou R$ 18,6 bilhões
Obama em Cuba: o que pode mudar?
Cuba é um país pobre, sem infraestrutura para a população, organizado de forma a distribuir o pouco entre todos, com um sistema político socialista, sem eleições para os cargos do Executivo

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo