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Inovação

- Publicada em 15 de Abril de 2016 às 18:13

Nasa usa crowdsourcing para buscar designers

  Photographic coverage of Expedition 37 flight controllers on console with Flight Director's Jerry Jason and Tony Ceccacci during the undocking of Europe's 4th Automated Transfer Vehicle (ATV) from the International Space Station.   Photo Date: October 28, 2013.  Location: Building 30 - FCR1.  Photographer: Robert Markowitz

 Photographic coverage of Expedition 37 flight controllers on console with Flight Director's Jerry Jason and Tony Ceccacci during the undocking of Europe's 4th Automated Transfer Vehicle (ATV) from the International Space Station. Photo Date: October 28, 2013. Location: Building 30 - FCR1. Photographer: Robert Markowitz


NASA /DIVULGAÇÃO/JC
A Nasa está desafiando designers do mundo todo a criarem o logotipo para o projeto In-Space Manufacturing (ISM - sigla em inglês). O emblema comunicará o tema-chave da missão de exploração espacial, que é responsável pelo desenvolvimento das capacidades de produção e promoverá operações sustentáveis on-demand durante o trajeto e na superfície nas missões de exploração da Nasa. Este é considerado o primeiro passo para a realização de uma oficina mecânica no espaço, que é um componente crucial para qualquer missão profunda de exploração do espaço. A iniciativa é do Torneio Lab da Nasa, que fechou uma parceria com o portal Freelancer.com e utilizará solução crowdsourcing para selecionar o profissional que desenvolverá o logotipo. Os designers gráficos podem se inscrever no site Freelancer.com.
A Nasa está desafiando designers do mundo todo a criarem o logotipo para o projeto In-Space Manufacturing (ISM - sigla em inglês). O emblema comunicará o tema-chave da missão de exploração espacial, que é responsável pelo desenvolvimento das capacidades de produção e promoverá operações sustentáveis on-demand durante o trajeto e na superfície nas missões de exploração da Nasa. Este é considerado o primeiro passo para a realização de uma oficina mecânica no espaço, que é um componente crucial para qualquer missão profunda de exploração do espaço. A iniciativa é do Torneio Lab da Nasa, que fechou uma parceria com o portal Freelancer.com e utilizará solução crowdsourcing para selecionar o profissional que desenvolverá o logotipo. Os designers gráficos podem se inscrever no site Freelancer.com.
"Recebemos ótimos projetos de design nos últimos desafios crowdsourcing que fizemos e, mais uma vez, estamos utilizando a comunidade Freelancer para envolver a população no desenvolvimento de um logotipo para um projeto que é crucial no avanço da exploração espacial profunda", relata o subgerente da Nasa no Centro de Excelência e Inovação Colaborativa, Steven Rader.
A plataforma conta com mais de 18,7 milhões de usuários registrados e 8,6 milhões de projetos e concursos realizados, em mais de 900 áreas como desenvolvimento de sites, logotipo, marketing, direitos autorais, astrofísica, engenharia aeroespacial e manufatura. "A Nasa sempre teve uma imagem muito ligada aos Estados Unidos e, ao utilizar o nosso marketplace de profissionais, eles conseguem encontrar os talentos ao redor do mundo e também divulgar as suas ações", comenta o diretor internacional do Freelancer.com, Sebastián Siseles. O profissional relacionado para desenvolver o logotipo deverá receber cerca de US$ 300. A escolha será feita nas próximas semanas.
A expectativa é que o logotipo criado para o In-Space Manufacturing seja usado de diferentes maneiras, incluindo materiais de apresentação desenvolvidos pelo projeto, itens como camisetas e canecas e em materiais desenvolvidos para a educação e conscientização do público. O ISM apoia uma abordagem chamada faça isso, não leve isso e as principais aptidões que estão sendo desenvolvidas no projeto incluem um laboratório de fabricação de impressões 3D (Fab Lab), que pode produzir peças no espaço usando diferentes materiais para reduzir a massa e o desperdício. Em 2015, o projeto ISM enviou a primeira impressora 3D para a Estação Espacial Internacional (ISS) para fabricar as primeiras peças no espaço. A expectativa é que as novas tecnologias de impressão 3D ofereçam a possibilidade de se produzir hardware sob demanda, reduzindo diretamente o custo e o risco ao ter a parte exata ou ferramenta necessária no tempo que leva para imprimir.

UFMG e IBM firmam parceria na área da nanotecnologia

O Laboratório de Nanoespectroscopia da Universidade Federal de Minas Gerais (LabNS) e o Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil fecharam um convênio de cooperação para estudo conjunto de nanociência e nanotecnologia no Brasil. O principal objetivo da parceria é investigar novos materiais, conceitos de dispositivos e métodos de medição em nanoescala (escala molecular) para o desenvolvimento científico e tecnológico de futuras aplicações industriais em recursos naturais, especialmente, na área de óleo e gás.
Há três anos, a IBM trabalha no Brasil em estudos de nanociência e nanotecnologia e modelos computacionais focados na interação de materiais líquidos e sólidos no segmento petroleiro. O propósito é usar a nanotecnologia para ajudar a indústria a extrair mais óleo das rochas nos poços de petróleo. Com o acordo, esse conhecimento será unido à experiência em instrumentação científica do LabNS para construção de equipamentos e métodos que viabilizem a aplicação desta pesquisa no mercado. Os laboratórios pretendem utilizar nanociência e nanotecnologia para aumentar o volume de produção nos campos de exploração de petróleo, diminuindo perdas e o custo energético, visto que a hoje as taxas médias de recuperação no mundo são de apenas 30%.