Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 11 de Abril de 2016 às 18:57

IPCA de 2017 ficará em 5,95%, projeta Focus

focus

focus


focus
Pela primeira vez após dois meses de estabilidade, as projeções do mercado financeiro para o IPCA de 2017 recuaram no Relatório de Mercado Focus, divulgado ontem pelo Banco Central (BC). Segundo o levantamento, a mediana das previsões passou de 6% para 5,95%.
Pela primeira vez após dois meses de estabilidade, as projeções do mercado financeiro para o IPCA de 2017 recuaram no Relatório de Mercado Focus, divulgado ontem pelo Banco Central (BC). Segundo o levantamento, a mediana das previsões passou de 6% para 5,95%.
Com a queda, as previsões saíram do teto da meta para o ano que vem, mas continuam elevadas. Pelos cálculos do BC, a inflação do ano que vem subirá 4,9% e 5,4%, respectivamente, pelo cenário de referência e de mercado, traçado no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de março.
Também em trajetória de baixa - a quinta consecutiva -, as projeções do mercado para o IPCA deste ano mostraram queda mais forte do que a vista nas edições anteriores por causa da surpresa positiva com o IPCA de março, divulgado na sexta-feira passada. A mediana das estimativas no documento passou de 7,28% para 7,14% nesta semana. Há um mês, estava em 7,46%.
As projeções do mercado financeiro para os preços administrados em 2016 caíram no boletim Focus. Vilões da inflação de 2015, ao avançarem 18,07%, a expectativa agora é de que esse conjunto de preços terá alta de 7,20% neste ano. A taxa prevista na semana anterior era de 7,40%, a mesma de quatro semanas atrás. No caso de 2017, a mediana das expectativas subiu de 5,50%, onde já se encontrava quatro semanas antes, para 5,70%.
O BC conta com forte desinflação desse segmento neste ano para levar o IPCA para o intervalo de 4,5% a 6,5%. A expectativa da entidade é a de que, apenas no primeiro semestre deste ano, haja uma desinflação de 2 pontos percentuais da inflação. Entre outros aspectos, a instituição conta com a ajuda dos preços monitorados ou administrados pelo governo.
O boletim trouxe mais deterioração das previsões das instituições privadas para o PIB deste ano. A estimativa de recuo passou de 3,73% em 2016 para queda de 3,77% - um mês atrás estava em -3,54%.
O mercado financeiro adiantou sua estimativa de corte da Selic neste ano e o dividiu em duas tranches em relação à expectativa anterior. Como uma contaminação, foi diminuindo as previsões ao longo de 2017 mês a mês também.
De acordo com a abertura do Relatório de Mercado Focus, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduzirá os juros dos atuais 14,25% ao ano para 14% ao ano em outubro. Outro corte da mesma magnitude, porém, é aguardado para a última reunião da diretoria do BC neste ano. Na ocasião, de acordo com o levantamento, a Selic passará de 14% para 13,75% ao ano.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO