Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 11 de Abril de 2016 às 14:33

Gaúchos devem gastar o mesmo ou menor valor com presente para as mães

 COMÉRCIO DO DIA DAS MÃES NO CANOAS SHOPPING    NA FOTO; MOVIMENTO NO CANOAS SHOPPING

COMÉRCIO DO DIA DAS MÃES NO CANOAS SHOPPING NA FOTO; MOVIMENTO NO CANOAS SHOPPING


ANTONIO PAZ/JC
Apesar de uma inflação acumulada de mais de 10% em um ano, os gaúchos devem gastar, em média, o mesmo valor do ano passado para presentearem as mães neste Dia das Mães: R$ 135,14. Essa diminuição da intenção de compras, conforme pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira (11), é o reflexo do cenário econômico adverso.
Apesar de uma inflação acumulada de mais de 10% em um ano, os gaúchos devem gastar, em média, o mesmo valor do ano passado para presentearem as mães neste Dia das Mães: R$ 135,14. Essa diminuição da intenção de compras, conforme pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira (11), é o reflexo do cenário econômico adverso.
A Pesquisa de Dia das Mães 2016 revela, em uma comparação com a mesma data de 2015, que 36,2% pretendem gastar muito menos ou menos, 35,7% devem investir o mesmo valor com os presentes e 28,0% disseram que irão gastar mais ou muito mais. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 21 de março com 385 pessoas nas macrorregiões de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
Segundo a pesquisa, o número médio de presentes para a data será de 1,24 unidades, proporção que se mantém tanto para homens e mulheres. Entretanto, o presente médio deverá apresentar uma diferença de preço significativa: enquanto as mulheres anunciaram que a média de desembolso será de R$ 99,12 por item, os homens pretendem gastar R$ 186,54 por presente.
Artigos de vestuário também voltam a representar os preferidos para presentear as mães, sendo a opção de 45,7% dos entrevistados. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (20,3%), calçados (12,5%) e eletroeletrônicos e eletrodomésticos (8,3%). A maior parte das compras para a data será realizada nas lojas de rua localizadas nos centros das cidades (64,4%), seguida por shopping centers (22,6%) e lojas de bairro (7,5%).
Assim como no ano passado, grande parte dos consumidores (79,2%) vai efetuar as compras à vista como maneira de evitar o endividamento. Entre os que informaram que pretendem parcelar o valor dos presentes, 60,0% vão concretizar o pagamento em até três vezes.
Almoço ou jantar para comemorar o Dia das Mães deste ano será, predominantemente em casa, opção de 87,8% dos entrevistados que manifestaram a intenção de realizar algum evento especial na data (61,6%). Outros 10,1% dos consumidores têm o desejo de frequentar restaurantes.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO