Porto Alegre, segunda-feira, 11 de abril de 2016. Atualizado às 12h31.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
25°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5200 3,5220 2,08%
Turismo/SP 3,5200 3,6900 3,14%
Paralelo/SP 3,5200 3,6900 3,14%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Inovação Notícia da edição impressa de 11/04/2016. Alterada em 11/04 às 12h31min

Sala de escape game é desafio para jogadores

ENIGMA/DIVULGAÇÃO/JC
Beuren conheceu experiência no exterior e investiu na novidade

Patricia Knebel

Seis pessoas cometerem um crime, foram capturadas, julgadas e condenadas à pena de morte. E agora elas têm 60 minutos para conseguir escapar de uma sala cheia de enigmas e salvar as suas vidas. Parece roteiro de filme ou seriado, mas é um ambiente de escape game, jogo indoor que é sucesso na Ásia e Europa e agora chega ao Rio Grande do Sul pela Enigma Escape Game.
A iniciativa traz para o mundo real os conceito dos jogos virtuais e estimula o uso de raciocínio, lógica e intuição para desvendar os enigmas. Apesar de ter nascido como um ambiente de entretenimento, logo as empresas perceberam a oportunidade de usar esses espaços também para reunir os seus times.
"Como as pessoas tem um tempo previamente para definir o problema proposto, esse acaba sendo um espaço bem interessante para ver como as pessoas reagem e, a partir daí, identificar líderes ou aqueles que acabam recuando diante de uma dificuldade", observa o sócio-diretor da empresa, Jefferson Yllana Beuren. Ele é engenheiro mecânico e pós-graduado em Engenharia de Produção e Gestão Empresarial. Ele tem como sócia Cristina Winck, formada em Ciências da Computação e pós-graduadaem Gestão Empresarial e Direito. 
A casa onde a Enigma está instalada tem espaço para cinco salas de escape games. Uma delas, a Condenados, já está operacional e a expectativa é inaugurar a segunda em breve. No caso da contratação para uso corporativo, é possível fazer algumas customizações na sala para refletir alguma realidade específica que a empresa esteja vivenciando.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos ou acompanhada de um responsável pode brincar. Antes de entrar no jogo, os jogadores passam por uma preparação de cerca de 15 minutos. "É um momento para conhecer as regras de funcionamento e receber um briefing da história para, então, entrarem e começarem as vivenciar o seu personagem", diz Beuren. Para participar, é preciso fazer um agendamento no site www.enigmaescapegame.com.br. O investimento é de R$ 59,90, por pessoa e existem promoções para grupos.

Aprendizagem profunda aprimora análise de dados


Uma tecnologia de aprendizagem profunda que aprimora a análise de dados em cerca de 25% foi anunciada pelo Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu Limited. O sistema melhora a interpretação de dados que não podem ser padronizados por pessoas. Isso ocorre na medida em que analisa dados de séries temporais - coleção de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo - com um alto nível de precisão.
A tecnologia de aprendizagem profunda é uma área de pesquisa relacionada ao aprendizado de máquinas e está baseada na adoção de uma rede neural com diversas camadas. Esse modelo permite que um computador identifique padrões e organize informações automaticamente, além de aprender tarefas.
Esse tipo de sistema tem chamado a atenção na área de Inteligência Artificial (AI), mas os tipos de dados em que poderia ser aplicado, até então, eram limitados. Para resolver isso, o laboratório desenvolveu uma nova abordagem à aprendizagem profunda, que usa técnica matemática avançada e extrai características geométricas dos dados de séries temporais. Isso leva a uma classificação mais precisa de intervalos de tempo variáveis.
A expectativa é que essa tecnologia possa ser utilizada, por exemplo, para detectar com precisão anomalias em equipamentos, prever interrupções em uma fábrica ou para analisar dados de sinais vitais com o objetivo de auxiliar diagnósticos médicos e tratamentos.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
E-patinete Surfer é opção de mobilidade consciente Cidades inteligentes serão foco de novo laboratório do Tecnopuc Realidade virtual ganha recurso de supercomputação Casal de Porto Alegre aposta em brinquedos de papelão

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo