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Economia

- Publicada em 05 de Abril de 2016 às 21:51

General Motors quer ampliar as exportações

Marcos Munhoz (d) foi recebido ontem pelo governador José Ivo Sartori em reunião no Palácio Piratini

Marcos Munhoz (d) foi recebido ontem pelo governador José Ivo Sartori em reunião no Palácio Piratini


LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC
O vice-presidente da General Motors (GM) do Brasil, Marcos Munhoz, visitou o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, ontem pela manhã, para reforçar o interesse da montadora em manter sua estratégia de desenvolvimento a longo prazo no Estado e informar que a empresa deve apostar no aumento das exportações para melhorar o desempenho das vendas. "Temos uma preocupação no que se refere à estabilidade do dólar, porque estes projetos são longos, mas, no momento, há uma oportunidade de fecharmos alguns negócios a partir da unidade de Gravataí", afirmou.
O vice-presidente da General Motors (GM) do Brasil, Marcos Munhoz, visitou o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, ontem pela manhã, para reforçar o interesse da montadora em manter sua estratégia de desenvolvimento a longo prazo no Estado e informar que a empresa deve apostar no aumento das exportações para melhorar o desempenho das vendas. "Temos uma preocupação no que se refere à estabilidade do dólar, porque estes projetos são longos, mas, no momento, há uma oportunidade de fecharmos alguns negócios a partir da unidade de Gravataí", afirmou.
Em reunião que contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, o empresário solicitou a Sartori o apoio na busca de formas de fomentar o investimento de novos fornecedores no complexo de Gravataí. "Neste sentido, temos três a quatro boas perspectivas em vista, mas nada muito concreto", resumiu Munhoz. Hoje, a unidade gaúcha da GM trabalha com 17 sistemistas. "Ainda precisamos importar muitas peças."
"Buscar atrair empresas sistemistas e que atendam o mercado de autopeças vem ao encontro do esforço que o Estado vem fazendo para promover uma retomada da economia", destacou Branco. Segundo o secretário, a estratégia para que isso ocorra será promover uma "melhoria do ambiente", além de dar visibilidade ao "diferencial que o Rio Grande do Sul oferece", na tentativa de despertar o interesse destas empresas. "Temos mercado, recursos humanos, área e posição geográfica para ser uma plataforma de exportação bem-localizada." Branco admite que, no cardápio de atrativos, podem ser utilizados o Fundopem e outros incentivos fiscais.
Munhoz lembrou ainda das "várias dificuldades" que o setor vem enfrentando nos dois últimos anos, ao destacar a necessidade de reforçar também o segmento de autopeças. "A própria situação cambial do momento cria um nicho de oportunidade a ser aproveitado por fornecedores destes equipamentos que, se importados, ficam mais caros para as montadoras", concorda Branco. "Desde 2014, o mercado caiu 50% em vendas, o que requer restruturações profundas", destaca o vice-presidente da GM Brasil. Por enquanto, não há previsão de novos investimentos da fabricante, que recentemente ampliou a capacidade instalada da unidade de Gravataí para 350 mil veículos/ano. "Atualmente, estamos produzindo pouco mais da metade de nossa capacidade", frisou o empresário.
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