Porto Alegre, segunda-feira, 02 de maio de 2016. Atualizado �s 20h23.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
14°C
21�C
11�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,4890 3,4910 1,48%
Turismo/SP 3,4000 3,6300 2,25%
Paralelo/SP 3,4000 3,6300 2,25%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
OAB


OAB

Not�cia da edi��o impressa de 03/05/2016

Desagravo

A OAB/RS realizou mobilização em frente à Câmara Municipal de Porto Alegre contra violação de prerrogativa de advogado. "Calar um advogado no exercício pleno de sua função é calar a voz da cidadania", defendeu o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ao desagravar Rafael Lopes Ariza. Ao manifestar o tratamento recebido da Ordem gaúcha, Ariza destacou que uma autoridade eleita pelo povo não pode atuar sem limites. "Agradeço à instituição por tudo que foi feito em defesa das prerrogativas da profissão. O que fazemos como advogado é fazer valer os direitos dos cidadãos. Obrigado ainda pela solidariedade dos todos colegas!", afirmou.
Processo eletrônico
A partir desta segunda-feira (02), a utilização do processo eletrônico será obrigatória para as classes originárias disponibilizadas no Portal do Tribunal de Justiça. As petições para ingresso de mandado de segurança, ação rescisória, ação declaratória de constitucionalidade, ação direta de inconstitucionalidade, habeas corpus, suspensão de execução de sentença, suspensão de liminar, bem como medidas cautelares na esfera criminal deverão ser obrigatoriamente eletrônicas.
Simples
As sociedades individuais de advogados que requisitaram o enquadramento no Simples e obtiveram negativa da Receita Federal têm até o dia 19 de maio para requerer novamente o enquadramento. A medida se dá em razão da conquista da OAB para inclusão das sociedades individuais de advocacia no Simples Nacional e foi mantida pelo TRF da 1ª Região.
Sustentação oral
A restrição de sustentação oral de advogados em julgamentos na 1ª Câmara Criminal do TJRS será analisada pelo Órgão Especial da Corte nos próximos dias. A inclusão da pauta foi confirmada pelo presidente do TJRS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, ao presidente da OAB/RS. Breier adiantou que a entidade vai solicitar sustentação oral durante a análise do pedido de providências pelo Órgão Especial do TJRS. "É uma medida que precisa ser revogada, pois contraria a Constituição e afronta as prerrogativas durante o pleno exercício profissional", ressaltou.
Superação
Dos 6 aos 22 anos: jovem supera dificuldades sociais e realiza sonho de ser advogado. Conheça a história de Juliano Dias, que sonha em ser advogado desde criança. Prestes a conseguir o diploma do curso de Direito, ele já passou no Exame da Ordem. Dias é o filho mais novo da única mulher engraxate da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, Vera Pereira da Silva, 54 anos. "Ele sempre teve paixão pelos estudos, por ter uma profissão. Foi a força de vontade que o levou a conquistar o seu sonho", reiterou Vera. Acesse www.oabrs.org.br e confira!
I Congresso da ESA
Juristas do Brasil e do exterior na área do Direito Processual Civil farão parte da lista de palestrantes que vão debater o novo Código de Processo Civil (CPC). O I Congresso da ESA: A advocacia e o novo CPC, que acontece nos dias 11 e 12 de maio, em Porto Alegre, terá ainda oficinas simultâneas que abordarão o novo CPC em todas as áreas do Direito. Acesse www.oabrs.org.br/esa e confira a programação. Inscrições abertas!
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Telefonia
"� inaceit�vel que uma entidade p�blica destinada a defender os consumidores opte por normatizar meios para que as empresas os prejudiquem", diz Claudio Lamachia
Supersimples
A 5� Vara Federal do TRF1 concedeu antecipa��o de tutela para que a "Sociedade Unipessoal de Advocacia", seja inclu�da no Supersimples
Prerrogativas
Ricardo Breier, oficiou o presidente do TJRS, requerendo o fim da restri��o de sustenta��o oral de advogados em julgamentos na 1� C�mara Criminal da Corte
Impeachment
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acompanhado do presidente da Ordem ga�cha, Ricardo Breier, protocolou o pedido de impeachment da presidente da Rep�blica

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo