Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Abril de 2016 às 18:50

O tragomóvel


JG/DIVULGAÇÃO/JC
Entre tantas opções à disposição dos simpatizantes do impeachment, no Parcão, uma kombi chamou a atenção. Com seis torneiras e baldes dispostos embaixo delas para evitar o derrame de espuma, servia vários tipos de cerveja artesanal, ao custo único de R$ 10,00 o copão. Os movimentos pró e contra deram um belo dinheiro para o comércio de bebidas e lanches.
Entre tantas opções à disposição dos simpatizantes do impeachment, no Parcão, uma kombi chamou a atenção. Com seis torneiras e baldes dispostos embaixo delas para evitar o derrame de espuma, servia vários tipos de cerveja artesanal, ao custo único de R$ 10,00 o copão. Os movimentos pró e contra deram um belo dinheiro para o comércio de bebidas e lanches.

Primeira marcha

A oposição já se movimenta para vender o peixe dos novos tempos no exterior. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, foi a Washington (EUA) para conversar com senadores republicanos e democratas. Lá fora, tudo mundo tateia no escuro em matéria de Brasil.

E tem mesmo!

O prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PSB), foi preso pela Polícia Federal um dia depois de sua mulher, a deputada Raquel Muniz (PSD), afirmar que o marido "mostra que o Brasil tem jeito", ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Muniz é é suspeito de fraudes na saúde pública. Tem esposa que é cega.

Clientes ilustres

Daniel Gerber, criminalista gaúcho radicado em Brasília, tem no seu rol de clientes vários indiciados nas sucessivas etapas da Lava Jato, como o senador Valdir Raup (PMDB-RO), o deputado federal gaúcho Marco Maia (PT) e Paulo Roxo, assessor do ex-senador Gim Argello. Gerber foi indicado para receber o prêmio Multitop Bronze.

Luto pet

O vereador Rodrigo Maroni (PR) protocolou, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que inclui no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município o falecimento de animal de estimação no rol de licenças de afastamentos considerados de efetivo exercício a que o funcionário tem direito. Pelo menos prevê só um dia de luto.

Confusão sísmica

Faz-se muita confusão sobre escalas de terremotos na escala (logarítmica, na potência 10) Richter. Ela não avalia estragos na superfície, apenas mede a intensidade do sismo, que pode causar estragos ou não. A escala que mede os estragos na superfície é a Mercalli (qualitativa), que vai de 1 a 12.

Causa ou efeito?

A presidente Dilma Rousseff parece ter deixado de lado a veemência das entrevistas anteriores para dar lugar a uma conversa mais intimista, embora continue batendo nas mesmas teclas ao condenar o impeachment. A dúvida é se o falar arrastado é fruto da pressão sofrida nos últimos dias.

Pelo sim, pelo não

O Palácio do Planalto queixou-se dos "traidores" que votaram sim quando se esperava o não, número que seria em torno de 14. Mas esqueceu os votos que conseguiu pela cornucópia de cargos, nomeações de interesse de deputados que exigiram edição extra do Diário Oficial da União.

Previsão de estiagem

A preocupação da elite pensante do PT e de toda esquerda com a possibilidade do fim do ciclo petista é mais pelo projeto de poder, que precisa de canais de irrigação financeira que só pode vir do governo, e que secaria com o governo Michel Temer (PMDB). Nada se faz sem dinheiro. Inclusive revolução.

Efeito Zero I

Entre tantos outros equívocos cometidos pelo governo federal está a sanção, sem vetos, da pílula anticâncer (fosfoetanolamina), que alarma e preocupa a comunidade científica. Tudo indica que a carga de tinta da caneta presidencial foi enchida com o dito popular "mal não faz".

Efeito zero II

Mas como saber "que não faz mal" se não foram feitos estudos clínicos, inclusive para excluir o efeito placebo? Pior, os testes feitos pelo Ministério da Saúde mostraram que a alegada atividade em laboratório não se confirmou. No popular: efeito zero. Vá entender. Melhor não.

Miúdas

  • TRÊS em cada cinco informações publicadas no Face durante a semana passada eram falsas. Deu na BBC.
  • QUANDO é que a Sky vai renovar seu estoque de documentários? Alguns são de 2013.
  • HENRIQUE Meireles, ex-Banco Central: o governo vai ter que aumentar impostos no curto prazo. Valha-nos bom Deus!
  • BOLSA confirma que sobe no boato e cai no fato. Na primeira sessão após a votação do impeachment, registrou queda.
  • DE expulsão em expulsão, todo o PDT mal e mal vai caber num fuscão.

Finais

  • SENAR-RS está completando 23 anos de relevantes serviços.
  • HOSPITAL Beneficência Portuguesa já opera o novo Serviço de Endoscopia e Colonoscopia.
  • SAUL de Mello Calvete, um dos fundadores do PSB no Rio Grande do Sul, recebe hoje/10h o título de Cidadão de Porto Alegre, indicação do vereador Airto Ferronato (PSB).