Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Abril de 2016 às 18:54

Os onipresentes


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Não pergunte se os índios que se apresentam no Centro Histórico de Porto Alegre são bolivianos ou peruanos. Eles são equatorianos e compreensivelmente não gostam de confusões étnicas, embora usem cocares de índios norte-americanos. Mas o repertório é sim, como dizer, multicultural. Vai de temas do spaghetti western do compositor Enio Morriconi que é italiano até músicas modernas, incluindo arranjos de Roberto Carlos.
Não pergunte se os índios que se apresentam no Centro Histórico de Porto Alegre são bolivianos ou peruanos. Eles são equatorianos e compreensivelmente não gostam de confusões étnicas, embora usem cocares de índios norte-americanos. Mas o repertório é sim, como dizer, multicultural. Vai de temas do spaghetti western do compositor Enio Morriconi que é italiano até músicas modernas, incluindo arranjos de Roberto Carlos.

Luz, mais luz

O projeto de iluminação da ampliação do Hospital de Clínicas prevê 7,1 mil luminárias em mais de 60 ambientes, informa Gustavo Schneider, da Vértice. A novidade, além do fim precípuo, é que elas serão dispostas para facilitar manutenção e futuras reposições.

Caudectomia

Tramita na colenda porto-alegrense projeto de lei do vereador Rodrigo Maroni (PR) que proíbe o corte da cauda de animais para fins estéticos. Não é extensível para muitos políticos que tem rabo longo e preso.

Grana escondida

A Associação dos Oficiais da Brigada Militar esteve reunida com procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Dornelles, visando a instauração de inquérito civil na Receita Estadual. A tese é que o atraso dos vencimentos do funcionalismo é escolha do Executivo, e não por falta de caixa. Bem, neste caso, o governador José Ivo Sartori (PMDB) estaria se autoimolando.

Poder, que Poder?

Quando o Barão de Montesquieu criou o princípio da separação entre Poderes, no longínquo século XVI, nem nos seus piores pesadelos sonhou que no Brasil do século XXI o Judiciário é acionado pelo Legislativo para resolver suas pendengas. Deve estar dando voltinhas no túmulo.

Os meios castrenses

Fosse em outros tempos, os analistas consultariam os meios castrenses para avaliar a temperatura dos quartéis. Uma frase emblemática de décadas anteriores era "reina inquietação nos quartéis". Continua reinando, só que ninguém foi lá conferir.

Um longo dia

A votação do impeachment já preocupa muita gente que quer ou precisa sair domingo de tarde. A questão é quais áreas da cidade a evitar por causa da aglomeração dos prós e dos contras. Basicamente, o entorno do Parcão avenida Goethe, entre Mostardeiro e 24 de Outubro e a Praça da Matriz e ruas adjacentes do Centro Histórico estarão muito complicadas para o trânsito. Talvez, até antes do meio-dia.

Palestra sobre zika

A neuropediatra Vanessa Van Der Linden, do grupo que identificou a relação entre o zika vírus e a microcefalia e apontou o surto da doença no Brasil, estará em Porto Alegre nesta sexta-feira para palestra, às 18h30min, no auditório do Simers. Vanessa vem ao Estado dois dias depois de o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos confirmar a relação entre o vírus e casos de microcefalia.

O ex-tapume

 Há mais de um ano o prédio da Superintendência Regional do Trabalho - Mauá, esquina com Sepúlveda - está cercado por um tapume.

Há mais de um ano o prédio da Superintendência Regional do Trabalho - Mauá, esquina com Sepúlveda - está cercado por um tapume.


FREDY VIEIRA/JC
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/04/14/206x137/1_cco_8060-474838.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'570fe62d09028', 'cd_midia':474841, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2016/04/14/480x320/1_cco_8060-474838.jpg', 'ds_midia': ' Há mais de um ano o prédio da Superintendência Regional do Trabalho - Mauá, esquina com Sepúlveda - está cercado por um tapume.  ', 'ds_midia_credi': 'FREDY VIEIRA/JC', 'ds_midia_titlo': ' Há mais de um ano o prédio da Superintendência Regional do Trabalho - Mauá, esquina com Sepúlveda - está cercado por um tapume.  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
Fredy Vieira/JC
Há mais de um ano o prédio da Superintendência Regional do Trabalho - avenida Mauá esquina com Travessa Sepúlveda - está cercado por um tapume. O projeto era trocar os lambris em alumínio da marquise do prédio. As madeiras estão se desmanchando pela ação do tempo, sem contar os cartazes colados no madeirame.

Miúdas

  • SEMANA que vem será decisiva para o País, repete todo o mundo. Mais uma.
  • NO Brasil, toda semana é decisiva, mesmo quando a semana não é decisiva.
  • MAIS uma vez o Roda Viva da TV Cultura de segunda vai ter entrevistado de peso: ministro Gilmar Mendes, do STF.
  • CADA deputado tem um número que diz ser garantido para o placar da votação de domingo.
  • LEMBRA uma máxima de atacante para zagueiro no futebol de várzea de antigamente: alevanta que eu chuto.
  • ASSOCIAÇÃO Brasileira dos Shoppings Centers sugere abertura opcional das lojas no domingo.

Finais

  • PRODUTORA Matinê Cervejeira realiza amanhã/15h às 22h a Ceva no Shopping. Serão 30 marcas participantes.
  • SIMPÓSIO Nacional de Direito Aeronáutico será nesta sexta-feira/8h30min/avenida Padre Cacique 320/3º andar.
  • CONFERÊNCIA debate o futuro do Rotary hoje no hotel Dall Onder de Bento Gonçalves.