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Empresas & Negócios

- Publicada em 18 de Abril de 2016 às 19:01

Na transformação digital, tecnologia é um meio

Ao longo dos anos, as áreas de TI foram consideradas inovadoras pelo emprego da tecnologia, resultando na mudança da forma como as pessoas trabalhavam. Hoje, precisamos muito mais do que tecnologia para impactarmos pessoas e negócios.
Ao longo dos anos, as áreas de TI foram consideradas inovadoras pelo emprego da tecnologia, resultando na mudança da forma como as pessoas trabalhavam. Hoje, precisamos muito mais do que tecnologia para impactarmos pessoas e negócios.
Não muito distante, recordo quando me foi apresentado as frameworks de desenvolvimento de software. O modelo era repleto de ferramentas para geração de código, relatórios, telas e padronização da arquitetura, que prometia otimizar custos de desenvolvimento e agilizar as entregas. Infelizmente os desenvolvedores se sentiam podados e os usuários não enxergam valor para o seu dia a dia.
Em tempos de transformação ou revolução digital, buscar a invisibilidade da tecnologia para automatizar processos de forma discreta e transparente é o caminho. Usuários não querem saber a versão do banco de dados, os protocolos utilizados, se está "nas nuvens", a arquitetura da aplicação ou qualquer outro tipo de "viagem" tecnológica. Eles querem acionar uma ação e obter o resultado.
Serviços como Uber têm a sua complexidade tecnológica, mas certamente o que massificou a adoção dos serviços foram as questões humanas e emocionais (a água, a bala, o serviço cortês). A tecnologia através do uso do smartphone não era a única interação, haviam outras relações que eram tão importantes quanto a experiência positiva do uso do serviço via celular.
Entender essas interações que temos com os usuários é fator primordial para que melhoremos a nossa relação e a entrega dos nossos produtos e serviços. A visualização clara e pragmática da jornada do cliente no relacionamento é a base para que possamos entregar o que foi prometido.
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