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Automotor

- Publicada em 28 de Abril de 2016 às 18:34

Criado sob a perspectiva dos passageiros

Faróis são exemplo do visual arrojado, e área envidraçada é ampla

Faróis são exemplo do visual arrojado, e área envidraçada é ampla


JAVIER PAQUITO HERRERA /DIVULGAÇÃO/JC
O veículo tem concepção inovadora e foi desenvolvido de dentro para fora, privilegiando os ocupantes. Tal método buscou alcançar patamares elevados de conforto, ergonomia, segurança e mobilidade interna no transporte de passageiros.
O veículo tem concepção inovadora e foi desenvolvido de dentro para fora, privilegiando os ocupantes. Tal método buscou alcançar patamares elevados de conforto, ergonomia, segurança e mobilidade interna no transporte de passageiros.
Para determinar as características do Cinco, os engenheiros da Volare se basearam nos aspectos mais relevantes para a aplicação, como acesso e mobilidade facilitados, dimensões internas grandes e tamanho externo compacto. Também foram comparadas as principais vantagens de uma van de passageiros (agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade, consumo de combustível e custo de aquisição baixos e reduzidos níveis de ruído e vibração) com os atributos apreciados em um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, robustez, durabilidade, baixo custo de manutenção, boa visibilidade e preço de revenda).
Com três diferentes configurações, o Volare Cinco se enquadra na classificação M3 do Contran, de micro-ônibus, com peso bruto total de cinco toneladas. A versão Escolar custa R$ 169 mil e leva 20 estudantes; a Executiva, para 16 passageiros, sai por R$ 195 mil; e a Executiva Plus, que transporta 13 pessoas, vale R$ 208 mil.
Feito com carroceria tubular, o Cinco possui manufatura semelhante à dos automóveis em alguns processos, como soldas por robôs e componentes em plástico injetado. Suas dimensões são reduzidas: comprimento de 6.700 milímetros, altura externa de 2.740 mm, largura de 2.010 mm, altura interna de 1.930 mm e largura interna de 1.908 mm.
Um motor Cummins ISF 2.8, de 150 cv de potência e 360 Nm de torque a 1.500 rpm, impulsiona o veículo. A transmissão é manual de cinco marchas, com tração traseira.
O salão interno do Volare Cinco é diferente de qualquer outro veículo. A começar pela facilidade de ingresso: uma escada larga e suave dá acesso a um ambiente confortável e espaçoso.
A porta pantográfica abre e fecha automaticamente, via controle remoto. Com dimensões maiores, ela tem o primeiro degrau a 38 centímetros de altura em relação ao solo - a mais baixa entre todos os modelos de vans e ônibus disponíveis no mercado nacional.
O motorista chega ao seu posto sem obstáculos. O painel utiliza conceitos automotivos, desde a arquitetura até o posicionamento dos instrumentos, e o volante incorpora os principais comandos.
As poltronas são mais cômodas e ergonômicas. A área interna ampla otimiza a circulação dos passageiros.
O sistema de ar-condicionado consegue climatizar todo o salão, e o veículo traz um monitor frontal em LED, posicionado no teto. A iluminação interna também é toda em LED, com luzes indiretas de ambiente e individuais de leitura.
Um porta-pacotes maior se prolonga até a última fileira de poltronas. O bagageiro é outro importante diferencial do Volare Cinco: ele oferece até 1,57 m3 para malas e outros volumes em um compartimento separado do salão de passageiros.
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